Logo da CBIC
18/11/2024

A Gestão de Riscos Ocupacionais nas empresas

O Conceito da gestão de riscos é uma abordagem sistemática que busca identificar, avaliar e mitigar os riscos potenciais que podem afetar negativamente uma organização, seus ativos, colaboradores e operações.

Na fase de revisão da NR 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, foi realizada a harmonização com conceitos estabelecidos nas demais Normas Regulamentadoras, Convenções da OIT e Norma de Gestão ISO 45001, bem como reposicionamento de dispositivos esparsos previstos em outras NR com relação aos direitos e obrigações.

A NR 01 prevê que o gerenciamento de riscos ocupacionais deve constituir um Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR que, à critério da organização, pode ser implementado por unidade operacional, setor ou atividade. O PGR pode ser atendido por sistemas de gestão, desde que estes cumpram as exigências previstas na norma e em dispositivos legais de segurança e saúde no trabalho.

A essência da gestão de riscos envolve antecipar os possíveis perigos, tomar medidas preventivas para minimizar seus impactos e criar um sistema de gestão de riscos. Esse processo é contínuo, adaptando-se à medida que as circunstâncias e os riscos evoluem e deve ter um roteiro mínimo a ser observado e que envolve:

1) Identificar Riscos: O primeiro passo no processo de gestão de risco é identificar os riscos potenciais no ambiente de trabalho. Isso implica reconhecer as ameaças internas e externas que poderiam afetar a segurança das pessoas e das instalações.

2) Avalição e Análise: Uma vez identificados os riscos, é importante avaliar as probabilidades de ocorrência e os respectivos impactos potenciais. Essa avaliação permite ordenar os riscos com base na gravidade de cada um e estabelecer as prioridades a serem observadas.

3) Mitigação e Controle: Desenvolver estratégias eficazes para mitigar e controlar os riscos identificados. Isso pode incluir a implementação de medidas de segurança adicionais. Também é fundamental a formação e informação dos colaboradores em protocolos de segurança, assim como a possível modificação de processos operacionais.

4) Monitoramento e melhoria contínua: A gestão de riscos é um processo em constante evolução. Após a implementação de medidas de mitigação, deve ser realizado um acompanhamento regular para avaliar a eficácia das medidas adotadas e, se necessário, fazer adaptações.

O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.