Logo da CBIC
02/10/2020

CANPAT Construção debate Segurança e Saúde no Trabalho em Pernambuco

 Em mais uma edição regional virtual da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes (CANPAT Construção), desta vez em Recife (PE), foram apresentadas nesta sexta-feira (2) as principais alterações da NR-18 – Norma Regulamentadora para a Indústria da Construção e a visão da fiscalização do trabalho sobre sua aplicação no setor.

Com a participação de representantes dos trabalhadores e empregadores da indústria da construção, engenheiros e técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e membros da academia de Pernambuco, durante o evento também foram difundidas ferramentas de gestão que podem auxiliar as empresas pernambucanas no desafio de adotar adequadamente as regras previstas na nova NR-18, bem como a Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção no Estado.

Ao ressaltar a relevância da campanha local, o presidente da Comissão de Política de Relações do Trabalho (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho, afirmou que “Pernambuco é um exemplo de modelo de disseminação da cultura prevencionista dentro da indústria da construção, com resultados extremamente positivos, que a CBIC quer levar para o País”.

Detalhes da Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção no Estado de Pernambuco, realizada há 23 anos pelo Sinduscon-PE e parceiros, foram apresentadas pelo seu coordenador, professor doutor Béda Barkokebas Júnior (UPE).

A iniciativa engloba ações de mobilização social pela SST, pesquisas sobre condições inseguras em obras de construção civil, treinamento de trabalhadores e estatísticas sobre acidentes no trabalho, entre outras. Segundo Béda, além do impacto educacional e econômico, o controle de riscos realizado pela campanha também promove redução das perdas geradas pelos acidentes. “Nada pode reviver o homem, mas algo pode conservá-lo vivo: segurança. É isso que a campanha faz há 23 anos para as construtoras pernambucanas”, enfatiza.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), Érico Cavalcanti Furtado Filho, por sua vez, ressaltou a importância da CANPAT Construção Regional da CBIC para disseminar conhecimento entre as empresas associadas, o que foi reforçado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores – Marreta, Reginaldo José Ribeiro, no que se refere à disseminação de ações para a segurança e saúde do trabalhador. .

Principais alterações na nova NR-18

Criado dentro de um processo tripartite, que envolveu representantes de trabalhadores, empregadores e governo, o texto da nova NR-18 foi aprovado por unanimidade e tem vigência prevista para a partir do dia 11 de fevereiro de 2021. Mais enxuto e desburocratizado, a nova norma conta com regras mais claras e objetivas, mantendo os princípios e aprimorando as práticas de segurança e saúde do trabalho na indústria da construção.

Para Érico Furtado, a principal mudança na norma está relacionada à gestão de Segurança e Saúde no Trabalho para fazer com que todas as obras sejam seguras para os trabalhadores.

“A nova NR-18 traz mais liberdade, mas também mais responsabilidade para os trabalhadores, empresários e, principalmente, para os profissionais legalmente habilitados (PLH), que são os profissionais de segurança do trabalho”, destaca a gerente de Segurança do Trabalho (Seconci-DF), Juliana Oliveira.

Gerente de Segurança do Trabalho (Seconci-DF), Juliana Oliveira

Ao apontar os principais itens do processo de revisão da NR-18, como os da implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que aguarda data para entrar em vigor, o de incentivo à busca por soluções alternativas e/ou inovação e o das as medidas de proteção contra queda de altura, Oliveira reforçou a importância da leitura completa do texto da nova norma.

Sobre a questão do PGR, Guedes enfatizou que a responsabilidade da sua execução é dono da obra, mesmo que haja empresa terceirizada.

Desafios e soluções para o setor da construção  

Para auxiliar as empresas na implantação da nova NR-18, o consultor CBIC e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Hugo Sefrian, apresentou o Manual de Assessoria de SST nos Canteiros de Obra de Edificações, ferramenta colaborativa em desenvolvimento pela entidade e o Sesi Nacional.

Com interface com outras NRs e o PGR, quando lançado o programa estará disponível no site da CBIC para todas as empresas e entidades associadas. A ferramenta poderá ser utilizada pelos profissionais do setor que atuam nos canteiros de obras e visa auxiliar no processo de implantação e verificação dos novos requisitos da norma nos canteiros de obras.

Já o engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesi Saúde de Pernambuco, Otávio Pires Ferreira de Lima, informou que a entidade apoiará o setor com a Plataforma Sesi Viva+ e o Programa para o Atendimento às Empresas de Construção Civil, com visita aos canteiros para verificar o atendimento à norma e a geração de relatórios para assessorar as empresas quanto à aplicação da mesma para evitar acidentes e análise de prejuízos, caso eles ocorram.

No que se refere à visão da Fiscalização sobre a aplicação da nova NR-18, a auditora fiscal do Trabalho, Izabel Amanda Miranda Pedrosa Calado, reforçou que projeto de SST não é croqui e que a fiscalização verificará a cultura prevencionista nas empresas. “Verificaremos o projeto e a conformidade da execução e das medidas de prevenção que serão implementadas. Não adianta projetar e não executar”, disse, completando que “maior liberdade para os empregadores está atrelada à maior responsabilidade”.

Realizada pela CBIC e pelo Sinduscon-PE, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi-DN), e apoio da Ademi-PE, do Serviço Social da Construção (Seconci Brasil) e da Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério da Economia, a CANPAT Construção virtual em Recife (PE) integra o projeto ‘Realização/Participação de/Em eventos temáticos de RT/SST’, realizado pela CBIC, com a correalização do Sesi-DN.

Acesse as apresentações expostas durante a CANPAT Construção em Recife/PE.

O vídeo completo do evento está no canal do YouTube da CBIC

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.