Logo da CBIC
28/04/2020

Construção civil participa do lançamento da Canpat 2020

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) e a Fundacentro lançaram nesta terça-feira (28) a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat 2020), durante live transmitida pelo Canal do YouTube da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (Enit). Parceira da iniciativa desde 2017, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), representada pelo vice-presidente da área de Política de Relações Trabalhistas, Fernando Guedes Ferreira Filho, participou do evento abordando o tema ‘Prevenção na Construção Civil’, ocasião em que também prestou homenagem às vítimas de acidente de trabalho neste Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Com mais de 700 participantes, o lançamento da Canpat 2020 foi uma oportunidade para refletir sobre segurança e saúde do trabalho nesse momento de pandemia. A abertura foi conduzida pelo secretário de Trabalho, Bruno Dalcolmo, e pelo presidente da Fundacentro, Felipe Portela, e contou, entre outras, com as participações do auditor fiscal da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia, Luiz Carlos Lumbreras, e do auditor fiscal da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho, José Almeida Martins de Jesus Junior.

Durante a live, além das ações da Inspeção do Trabalho, também foram abordados temas referentes à prevenção na construção civil, atuação dos médicos do trabalho e os efeitos globais da pandemia nas relações de trabalho.

 

Fernando Guedes Ferreira Filho, vice-presidente da área de Política de Relações Trabalhista

 

O vice-presidente de área da CBIC destacou que o setor organizado da construção trabalha fortemente para disseminação de políticas prevencionistas e aplicação das melhores práticas e das regras decorrentes das normas regulamentadoras. “Estamos à disposição da sociedade para contribuir com a continuidade desse processo de evolução de aplicação das normas, que já gerou resultados positivos, inclusive no setor, com a diminuição do número de acidentes”, afirmou.

Ao mencionar que a Canpat Construção realizada pela CBIC teve como inspiração a retomada da Canpat da Secretaria de Inspeção do Trabalho em 2017, Guedes ressaltou que “o diálogo social entre o setor produtivo, os trabalhadores e o governo é o que vai nos permitir continuar com essas ações para a prevenção e diminuição do número de acidentes. Uma luta que não devemos esmorecer”.

Guedes frisou que a Canpat da Construção deste ano, que teria como tema a Prevenção de Quedas por Trabalho em Altura e a NR-18, será rediscutida em razão da pandemia, mas que a discussão desses temas que serão tão relevantes será feita. “A questão imediata que estamos enfrentando é a do coronavírus e precisamos, com informação, auxiliar as empresas da construção a adotar as medidas preventivas determinadas pela Organização Internacional de Saúde, Ministério da Saúde e autoridades regionais e locais”.

O vice-presidente informou que a CBIC já fez várias cartilhas orientativas, com base no Ofício Circular 61247/2020 da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, que traz as recomendações específicas para a indústrias da construção e as obras já estão trabalhando com a adoção dessas recomendações, inclusive com a assessoria das entidades estaduais (Sinduscons e Senconcis), como nas ações do:

  • Sinduscon-BA e Sesi-BA, com a campanha ‘Blitz contra a Covid-19’, que já chegou a 25 canteiros e mais de 1500 trabalhadores atendidos
  • Sinduscon-DF, com a campanha de apoio in loco para a adoção de medidas preventivas, que já alcançou mais de 50 canteiros, mais de 30 empresas e mais de 5 mil trabalhadores
  • Sinduscon-Joinville e o Seconci do Paraná, cuja campanha atinge em torno de 300 trabalhadores por dia
  • Seconci-Rio, com mais de 5.600 trabalhadores já alcançados até o momento

“A ideia é continuar com a campanha e com a disseminação de informação de forma permanente para orientar empresários e trabalhadores da construção de forma a adotar todas as medidas preventivas necessárias ao combate da disseminação do coronavírus”, disse.

 

Canpat

Instituída pelo Decreto n° 68.255, de 16 de fevereiro de 1971, e reativada em abril de 2017, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) visa sensibilizar a sociedade para a construção de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

 

Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

Instituído em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), neste ano o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, tem como tema central ‘Detenhamos a pandemia: a segurança e saúde no trabalho pode salvar vidas’.

 

Veja a íntegra do evento de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat 2020)

 

 

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.