Logo da CBIC
15/06/2023

CBIC promove Seminário Técnico 2023 – Panorama Trabalhista no Ceará

Com o tema “Relações Trabalhistas e Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizou nesta quarta-feira (14), junto ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), o Seminário Técnico 2023. O evento contou com a correalização do Serviço Social da Indústria (SESI) e o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes, destacou durante o evento, temas como regulamentação, qualificação profissional, geração de emprego e bem-estar dos profissionais do setor. 

“Devemos lembrar que a mão de obra representa em torno de 53% do custo de uma obra de edificação, por isso a importância de a gente tratar as relações trabalhistas e a segurança no trabalho da forma como devem ser tratadas. O trabalhador é o nosso maior patrimônio. É da mão de obra que vem a qualidade dos produtos que oferecemos aos nossos clientes”, destacou. 

Ainda durante o evento, o médico e mestre em saúde e segurança do trabalho, Gustavo Nicolai, apresentou dados históricos de acidentes de trabalho na indústria da construção no Brasil. Durante o painel “Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”, Nicolai abordou a importância do investimento em equipamentos de segurança e em ações preventivas de acidentes de trabalho, destacando a ferramenta de simulação de custos de acidentes e afastamentos, desenvolvida pela CBIC e SESI e que está à disposição gratuitamente no site da entidade

“Nos últimos 10 anos observa-se uma queda significativa no número de acidentes na indústria da construção formal e organizada, reflexo da adoção de medidas de proteção, o oposto ao alto número de acidentes ocasionados em obras informais, que não realizam os treinamentos necessários, nem a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI). Cerca de 65% dos acidentes de trabalho no setor da construção civil acontecem em obras informais”, apontou.

O presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, ressaltou a importância do evento para os associados como uma oportunidade de debate sobre o tema. “Somente por meio desse diálogo colaborativo poderemos identificar soluções eficazes e implementar as melhores práticas que beneficiarão a indústria da construção e a economia cearense”, afirmou.

“A equipe da CBIC veio até aqui e trouxe a experiência vivenciada em outros estados do país. Agora, levam conhecimento do Ceará para todo o Brasil. Tivemos a oportunidade de tratar sobre relações trabalhistas, remuneração variável, prevenção de acidentes e a importância dos Sindicatos nas negociações e na representação das empresas. Nos alegramos em promover um momento como esse para os nossos associados e para o mercado”, corroborou o vice-presidente da área trabalhista do Sinduscon Ceará,  Marcelo Pordeus.

Já para o Superintendente Regional do Trabalho do Ceará, Carlos Pimentel de Matos Júnior, a questão do acidente de trabalho envolve toda a sociedade, não só os empregados, mas as empresas, patrões e poder público. “Trata-se de um tema atual e que não pode sair da discussão diária”, acrescentou.

O evento foi a última edição liderada pela gestão do presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes. “Foi uma honra encerrar minha liderança à frente da CPRT podendo conduzir esse último evento, com debate tão relevante, em Fortaleza”, disse Guedes.  

Também participaram do debate a assessora Jurídica do Sinduscon-CE, Sylvia Vilar; o membro da CPRT/CBIC e do Sinduscon-CE, Fernando Pinto; o médico do trabalho do SESI-CE/FIEC, Alexandre de Lima Santos; a especialista de desenvolvimento industrial do SESI-DN, Migliane Réus de Mello; diretor do Sinduscon-CE e membro da CPRT do Sinduscon-CE, Paulo Jatahy; o diretor do escritório Cleto Gomes Advogados, Cleto Gomes; e a gerente executiva do Seconci-Brasil, Denise Noleto.

O tema tem interface com o projeto “Segurança e Saúde no Trabalho e Relações Trabalhistas na Indústria da Construção”, da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).


(Com informações do Sinduscon-Ce) 

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.