Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

31/08/2011

Venda de lançamentos cai 31,3% no semestre

"Cbic"
31/08/2011 :: Edição 169

 

Jornal do Commercio RJ/RJ 31/08/2011
 

Venda de lançamentos cai 31,3% no semestre

As vendas de imóveis residenciais novos na capital paulista recuaram 31,3% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período do ano anterior, somando 11.680 unidades, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Sindicato de Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo (Secovi-SP).
 Em nota, a entidade ressalta a percepção de um novo contexto econômico, completamente distinto do que se apresentava há um ano. "A sinalização de avanço da inflação e consequentes medidas de contenção do crédito contribuíram para o clima de desaquecimento", diz o sindicato.
 Na mesma base de comparação, os lançamentos aumentaram 3%, para 13.992 unidades, conforme dados da Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp). Já o indicador de Vendas sobre Oferta (VSO) alcançou uma média mensal de 13,2% no primeiro semestre. De janeiro a junho do ano passado, o VSO foi de 21,6%.
 JUNHO. No mês de junho foram vendidos 2.716 imóveis novos na cidade de São Paulo, mostrando retração de 19,1% ante um ano antes. Frente a maio, porém, a performance representa expansão de 14,1%. No período, 80% das vendas ocorreram na fase do lançamento (primeiros seis meses desde a colocação no mercado, período de maior esforço mercadológico).
 Conforme a pesquisa, o segmento de dois dormitórios liderou as vendas, concentrando 35,6% do total no mês. O nicho de um dormitório ficou com 29,5% das vendas, superando o de três dormitórios (22,9%).
 Ao mesmo tempo, o indicador de Vendas sobre Oferta (VSO) ficou em 16,5%, ante 15,1% de maio e 26,8% apurado em junho de 2010. "Vemos que as vendas agora começam a apresentar um ritmo mais sustentável, após os números exuberantes do ano de 2010", disse o presidente da entidade, João Crestana.
 PREÇOS. O preço do metro quadrado de área útil dos imóveis novos residenciais subiu 8,6% em junho, considerando a média do valor nos últimos 12 meses, ante dezembro. No mesmo período, o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) teve alta de 5,6%.
 Celso Petrucci, economistachefe do Secovi-SP, justifica a necessidade de uma média ponderada por um período tão longo para evitar distorções pontuais e ressalta que "é preciso tomar cuidado para comparar coisas comparáveis".
 Na capital paulista, por exemplo, o preço do metro quadrado do lançamento variava entre R$ 2.236,51, em Anhanguera, na Zona Norte, no limite com os municípios de Santana do Parnaíba, Cajamar e Caieiras, e R$ 17.887,21, no Jardim Europa, na Zona Oeste.
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SF
Sinduscon-SM
Sinduscon – CO
Sinduscom-SL
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-SP
SECOVI-GO
ASSECOB
Sinduscon-AP
Sinduscon-Caxias
Ademi – SE
Sinduscon-AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea