Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/11/2014

Venda de imóveis cai e freia arrecadação

"Cbic"
04/11/2014

Folha de S. Paulo

Venda de imóveis cai e freia arrecadação

Estoque para venda e locação em Ribeirão Preto é de cerca de 4.500, de acordo com levantamento dos corretores

Receita com o imposto sobre as transações imobiliárias registrou queda de 1% neste ano contra período de 2013

Após o boom do mercado imobiliário entre 2010 e 2012, Ribeirão vive hoje uma estagnação nas transações e na arrecadação do ITBI, imposto sobre a venda de imóveis.

Segundo o Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), há cerca de 4.500 imóveis disponíveis para venda e aluguel na cidade.

Já de imposto, a queda na arrecadação foi de 1% de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado –de R$ 56 milhões em 2013 para R$ 55,4 milhões em 2014.

A cidade não registrava queda desde 2009. Para minimizar os impactos da receita menor, a prefeitura busca incrementar a arrecadação com imóveis.

CRISE 

 Apesar da retração, especialistas dizem que não se pode falar em crise.

O delegado do Creci na região, Antonio Marcos Melo, afirmou que o mercado se estabilizou após entregar em 2013 um grande número de empreendimentos vendidos nos três anos anteriores.

"O que ocorre agora é uma acomodação do mercado, que viveu uma loucura nos últimos anos. Tudo que bate lá em cima uma hora desce."

João Paulo Fortes Guimarães, diretor da imobiliária Fortes Guimarães, disse que o cenário atual não é de crise, já que a movimentação do mercado tem sido boa.

"Quando houve o boom, os imóveis eram vendidos mais rapidamente. Agora, espera-se um pouco mais, mas estamos vendendo. Há crédito disponível e o mercado está bom", afirmou.

Entre as medidas para vendas, as construtoras promovem feirões. Um deles oferece cerca de 600 oportunidades de negócios, entre apartamentos e terrenos.

Léo Valente, diretor da Plantel Imóveis, diz que as transações estão ocorrendo, mas num ritmo menor e num "volume satisfatório."

Érika Carvalho, da Santa Maria Imobiliária, também tem a mesma visão. "O mercado estabilizou. O ano foi prejudicado por Copa, eleições, mas não preocupa."

Dirceu Tornavoi de Carvalho, professor da USP Ribeirão Preto, afirmou que a crise econômica atingiu também o setor. "O Brasil inteiro tirou o pé do acelerador. Como teve muito lançamento, os resultados hoje não são tão entusiasmantes como foi no passado, mas não é uma crise."

JOÃO ALBERTO PEDRINI DE RIBEIRÃO PRETO

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-RS
Sinduscon-RO
ASBRACO
Sinduscon-Mossoró
Ademi – MA
Sinduscon-DF
Sinduscon-Oeste/PR
Ademi – SE
Sinduscon-RN
Sinduscom-VT
SINDICIG
Sinduscom-SL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea