Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/01/2022

Valorize a Engenharia, forte aliada na geração de energia renovável no país

A engenharia e a construção estão intrinsicamente ligadas à geração e distribuição de energia, seja na busca de soluções, na elaboração dos projetos, na implantação das unidades geradoras, seja na transmissão e distribuição para as regiões consumidoras.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reforça que a construção civil é a responsável pela construção dos parques solares, eólicos e de usinas hidrelétricas no país.

Além dessas construções, as gerações renováveis em empreendimentos residenciais e industriais também são caminhos interessantes e a engenharia poderá dar sua contribuição para a energia renovável em suas duas vertentes. Seja ela energia renovável distribuída (telhado solar das casas e dos empreendimentos) ou centralizada (parques eólicos, feitos até pelas próprias concessionárias).

Assim como já tem parcela significativa na geração de energia, através das Usinas Hidrelétricas (UHE’s).

O que ocorre é que boa parte construída para operar no regime “fio d’água”, ou seja, com baixo volume de reservatórios e isso diante de um período prolongado de estiagem como o que vivemos em 2021, reduz drasticamente a capacidade de geração destas UHEs.

O tema Valorização da Engenharia tem interface com o projeto “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas da Comissão de Obras Industriais (Coic) da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

SAIBA MAIS

Engenharia é forte aliada na geração de energia renovável no Brasil

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RS
Sinduscon-MG
Sicepot-PR
ASSECOB
ANEOR
Sinduscon Sul – MT
SINDICIG
Sinduscon-Porto Velho
Sinduson – GV
Ademi – DF
Sinduscon-BA
APEOP-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea