Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/10/2014

Trabalhadores da construção civil comemoram oportunidades de crescimento em seu dia

"Cbic"
24/10/2014

www.segs.com.br

Trabalhadores da construção civil comemoram oportunidades de crescimento em seu dia

Fonte/Autoria.: COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS

Domingo, 26 de outubro, Dia do Trabalhador da Construção Civil, o setor tem muito a comemorar. Levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério do Trabalho, a pedido da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC), mostram que é crescente a melhoria das condições de trabalho, em todo o País. No cotidiano da Toctao Engenharia é possível verificar de perto o estudo em prática. No dia a dia das obras, funcionários são incentivados a progredirem na carreira.  

“É indescritível saber que você está crescendo. É maravilhoso ter a família, que é o esteio da gente, ao nosso lado no momento que você é promovido”, diz o mestre de obras João Batista Magalhães, 47 anos, sobre a emoção de acender na carreira. Ele começou a trabalhar na empresa em 2001 como pedreiro. De lá para cá, investiu em treinamentos, passou para o cargo de encarregado de obras e, por último, foi promovido a mestre de obras.

O mestre de obras, conhecido como Chapolin, foi um dos profissionais  beneficiados pelo programa Troca de Capecetes. Dentro da Toctao Engenharia, o plano de carreira passa pela valorização dos colaboradores no canteiro de obras. Por isso, a cerimônia foi criada para que tornar pública, entre colegas e familiares, a ascensão daqueles que se esforçam pelo crescimento. O nome do projeto, Troca de Capacetes, faz menção à organização interna. Para mapear as equipes e melhorar a fiscalização das obras os postos de trabalho foram dividido por cores, elas determinam a hierarquia e o status profissional.

Não apenas profissionais de base tem chances de crescimento na construção civil. “A oportunidade de crescimento dentro da carreira foi o que me fez escolher a engenharia civil como profissão”, assinala a auxiliar de engenharia Vanessa Camargo, de 24 anos. A jovem, estudante de engenharia, começou como estagiária na Toctao,  e após vencer seu contrato, foi admitida como auxiliar. Segundo a Vanessa, a grande diferença da sua escolha em relação aos colegas de Ensino Médio é ter feito um estágio remunerado e ter perspectivas reais de crescimento na carreira. “Agora, estou na expectativa de fazer parte do quadro de engenheiros quando me formar”,  diz.

Em Goiás, a incorporação imobiliária tem se revelado como um campo de desenvolvimento de carreiras e oportunidades. Mesmo em tempos de acomodação do volume de lançamentos imobiliários, a demanda por novos trabalhadores continua em alta. Mas, há espaço também em outras áreas da construção civil. O Grupo Toctao, por exemplo, tem participação também em obras de Centrais Geradoras Hidrelétricas em diversos estados brasileiros e também na obra de modernização do saneamento da cidade de Serra, no Espírito Santo.

Outra característica é que, nos últimos anos, aumentou também a participação das mulheres nesse mercado de trabalho, tradicionalmente ocupado pode homens, mudando o cenário nos canteiros de obras. O Dia do Trabalhador da Construção Civil é comemorado no mesmo mês do padroeiro da construção civil, São Judas Tadeu (28 de outubro).  A data não é celebrada no Dia do São Judas,  devido uma negociação entre os representantes da categoria.

 
 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
FENAPC
SECOVI- PB
Sinduson – GV
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-PLA
Sinduscon-RIO
Sinduscon – Vale do Piranga
APEOP-SP
Sinduscon-SP
ASBRACO
ASSECOB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea