Logo da CBIC
14/06/2017

Terra Urbanizada

O desenvolvimento alcançado pelo mercado imobiliário brasileiro e o forte incremento do setor da construção – representado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida – levaram a uma escassez, nos últimos anos, de espaços vazios (a preços compatíveis) para a construção de moradias de interesse social nas grandes cidades brasileiras. Em decorrência disso, o setor da construção já vive uma situação que ameaça a continuidade dos programas habitacionais para populações de baixa renda.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção compreende que a única forma de superar o problema é garantir a oferta de terra urbanizada com rapidez e em quantidade suficientes para atender à demanda do mercado e não pressionar o aumento dos custos de produção. Essa medida passa, necessariamente: pela redução da burocracia (em todos os níveis), pela criação de linhas de financiamento para a produção de terras urbanizadas e pela revisão do modelo atual de urbanização de terrenos, onde as concessionárias de serviços básicos (água, luz e esgoto) acabam repassando para a população – de forma indevida – os custos dos investimentos em infraestrutura.

A carência de terrenos urbanizados dentro dos centros urbanos aponta para a necessidade de construção de “minicidades” localizadas na periferia dos grandes centros. Essa seria uma forma de viabilizar os custos de produção dos programas voltados a enfrentar o déficit habitacional brasileiro. Entretanto, a CBIC alerta que é necessário que o país opere uma mudança de paradigma. Essas novas áreas habitacionais – diferentemente do que aconteceu no passado – precisam ser cuidadosamente planejadas para atender às distintas demandas da população: saúde, educação, lazer, emprego e locomoção, dentre outras. Essa mudança de paradigma precisa estar amparada em um novo marco regulatório que confira segurança jurídica aos investidores, estimule a produção de novos terrenos urbanizados e proporcione maior celeridade a esse processo.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-PR
Sinduscon Anápolis
Ademi – RJ
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-PA
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-ES
Ademi – AL
ADIT Brasil
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-Mossoró
Sicepot-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea