Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/05/2014

Taxa de investimento pode ficar abaixo de 18% do PIB

"Cbic"
26/05/2014

O Estado de S. Paulo

Taxa de investimento pode ficar abaixo de 18% do PIB 

Márcia De Chiara

 O pouco ânimo dos empresários da indústria para fazer investimentos destinados à ampliação da capacidade de produção deve provocar neste ano um recuo no indicador que mede a relação entre investimento total da economia em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Em 2013, o investimento representou 18,4% do PIB e foi ligeiramente maior do que no ano anterior (18,2%).

 Levando em conta pesquisa sobre os planos das empresas, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) projeta que o investimento em relação ao PIB encerre o ano em 17,9%. "Essa estimativa aponta que o investimento neste ano será menor do que em 2013 e muito abaixo da projeção do Plano Brasil Maior, que esperava que o investimento chegaria a 22,4% do PIB em 2014", afirma José Ricardo Roriz Coelho, diretor de Fiesp e responsável pela pesquisa sobre intenção de investimentos. Lançado pelo governo federal no segundo semestre de 2011, o Plano Brasil Maior é um conjunto de medidas para estimular a produção da indústria brasileira.

 A projeção da Fiesp é, de certa forma, compartilhada pela economista Alessandra Ribeiro, sócia da Tendências Consultoria. "Antes eu projetava que a relação entre investimento e PIB seria mantida em 184% este ano. Agora, certamente ficará abaixo disso."

 Alessandra não fechou a nova projeção para o indicador, mas mudou radicalmente a sua análise, depois de conhecer os números da economia do primeiro trimestre.Antes, ela esperava crescimento do investimento de 7% para este ano. Agora aposta numa queda entre 1,5% e 2%. "As noticias não são muito boas nessa seara", diz. O que mais pesa no resultado do indicador é o desempenho da indústria, que responde por 55% do investimento total.

 O resultado dos fabricantes de máquinas é um indicador da tendência dos investimentos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas, o consumo aparente de máquinas – produção nacional somada à importação e descontada a exportação – caiu 14% no primeiro trimestre em comparação a igual período de 2013. "A queda do consumo, tanto nacional quanto de importados, confirma a redução de investimentos produtivos no Brasil", ressalta o relatório da entidade.

 Na avaliação de Alessandra, o segundo ponto que indica o recuo do investimento é o desempenho mais fraco do setor imobiliário neste começo de ano. A construção civil, residencial e de obras públicas, pesa 45% no investimento. A economista lembra que o enfraquecimento do mercado de trabalho, a queda da confiança do consumidor e o menor crescimento da renda do trabalhador esfriaram a construção civil residencial. "Além disso, estávamos esperando um impulso maior das obras por conta da Copa, o que não se concretizou."

 Outro ponto lembrado por Alessandra que indica a baixa disposição do empresário para investir é que as consultas das companhias para tomar crédito no BNDES têm recuado nos últimos meses. "Tomar crédito para quê, num ambiente no qual a atividade cresce pouquíssimo?", pergunta a economista.

 Confiança. Para o superintendente adjunto de Ciclos Econômicos do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), Aloisio Campeio, os índices de confiança dos empresários da indústria, do comércio e do setor de serviços e da construção civil são um bom termômetro de como a iniciativa privada avalia o momento e faz planos para o seu negócio.

 Segundo o economista, em abril houve um baque na confiança dos empresários. De 72 segmentos pesquisados, a confiança dos empresários recuou sobre março em 77% dos segmentos. Esse é o maior grau de difusão de queda da confiança desde abril de 2010. "A queda na confiança está bem espalhada e essa expectativa negativa não combina com investimento", alerta Campeio.

 Para este ano, Campeio diz que o País ficará estagnado em termos de investimento. "A piora vem sendo sinalizada desde o fim de 2013, com a deterioração das expectativas."



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ascomig
Sinduscon – Lagos
Ademi – AL
SINDUSCON – SUL
APEOP-PR
Sinduscon-PE
Sinduscon-TO
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-DF
Sinduscon-CE
ASSECOB
Ademi – DF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea