Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/05/2014

“Sou grato à senhora, presidente”

"Cbic"
23/05/2014

O Popular

“Sou grato à senhora, presidente”

Com afagos a Dilma Rousseff, Marconi conseguiu contornar vaias que enfrentou quando subiu no palanque

Fabiana Pulcineli, de Anápolis23 de maio de 2014 (sexta-feira)

O Popular

Grande estadista, republicana, séria, íntegra, honesta e sábia foram os adjetivos usados pelo governador Marconi Perillo (PSDB) ao reforçar ontem o discurso de elogios à presidente Dilma Rousseff, em evento de inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul, em Anápolis (a 45 quilômetros de Goiânia).

Com os afagos à petista, o governador conseguiu contornar uma saia justa que enfrentou no evento, com vaias quando subiu ao palanque e ao iniciar o discurso. Logo no começo da fala, o tucano afirmou que a inauguração era um evento administrativo, não político, e iniciou os elogios à presidente. Disse que o trecho da ferrovia é a “mais importante obra de todos os tempos em Goiás”.

Diante de uma plateia formada principalmente por aliados do ex-prefeito de Anápolis e pré-candidato do PT ao governo estadual, Antonio Gomide, o governador se irritou com uma pessoa que gritou “mentira” quando ele afirmou que tem tratado os prefeitos de oposição de forma republicana, assim como Dilma trata os governadores. “Não é mentira, não. Pergunte ao Gomide (que estava no palanque) se eu estou mentindo”, disse o governador, elevando o tom.

No restante do discurso e ao final, o tucano foi aplaudido. Assim como no evento da noite de terça-feira, na abertura do 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção, em Goiânia, com a presença de Dilma, o governador agradeceu as parcerias e os empréstimos autorizados pelo governo federal.

“Ontem (terça-feira) eu tive a oportunidade de falar o que o meu coração e a minha consciência pediam, que era agradecer a senhora, de forma muito sincera e publicamente, pelo muito que tem feito para Goiás e pelo muito que tem feito de forma republicana em relação ao nosso governo, mesmo que nós sejamos de partidos diferentes”, afirmou o governador.

Marconi, que logo depois do evento com Dilma, teve conversa com o candidato do PSDB, senador Aécio Neves (leia reportagem abaixo), disse no discurso que “não deve satisfação a ninguém” sobre os elogios à petista. “Sou muito grato à senhora, presidente, porque a senhora é uma pessoa séria, íntegra, republicana, honesta. Eu estou falando isso aqui na presença de todos e da imprensa porque não devo satisfação a ninguém a não ser a minha consciência e ao povo de Goiás. E a senhora merece esses elogios.”

O governador disse que tem seguido o exemplo da presidente, estabelecendo parcerias com todos os municípios e citou obras e investimentos do Estado em Anápolis. “Vocês todos são testemunhas de que durante os três anos em que fui governador e o Gomide prefeito fizemos muitas parcerias. Eu nunca neguei nenhum pedido dele e nem vou negar nenhum pedido seu, prefeito João Gomes (PT).”

Sobre a ferrovia, Marconi lembrou que participou do lançamento da pedra fundamental da obra, no governo de José Sarney, quando Henrique Santillo era governador e que tinha o sonho de vê-la pronta. “A ferrovia começou há 27 anos, mas ela teve o impulso final nos últimos anos e foi concluída de forma célere no governo de Vossa Excelência. Então estamos todos aqui para agradecê-la.”

Ao comentar os empréstimos autorizados pela União, de mais de R$ 7 bilhões, o governador afirmou que passou os dois primeiros mandatos pagando dívidas e que agora, com a “visão” da presidente, tem a oportunidade de garantir recursos para investimentos. Completou que o País não viveu uma crise maior porque Dilma foi “sábia” e injetou recursos para ajudar governadores e prefeitos. “Consequentemente, colaborou para que o País andasse para frente.”

O governador encerrou o discurso afirmando que será sempre um admirador da presidente. “Eu tenho muitos defeitos, presidente, mas tenho algumas qualidades. Uma delas é de ser respeitoso, leal e grato. Quero dizer que onde quer que a senhora esteja amanhã, no futuro, quando deixar o seu ou os seus governos, quando descer a rampa do Palácio, a senhora terá para sempre um admirador, um amigo, uma pessoa que reconhecerá os gestos de Vossa Excelência em relação ao meu Estado. Que Deus abençoe o governo da senhora”, finalizou.

Marconi deve reforçar nos próximos dias uma agenda em Anápolis, município em que sempre teve grande força. Perdendo terreno com a pré-candidatura de Gomide, o tucano vai intensificar ações no município.

Parcerias são sinal de maturidade, diz petista

(F.P.)23 de maio de 2014 (sexta-feira)

A presidente afirmou em discurso que as parcerias com o governador são um sinal de “maturidade e avanço da democracia”. “Nesses últimos anos, o Brasil mudou muito e hoje nós somos capazes, sim, de construir parcerias republicanas entre presidente e governador de partido diferente. Nós fomos eleitos para representar a população, independentemente das nossas diferenças partidárias, políticas, religiosas ou futebolísticas”, afirmou.

A presidente brincou com a plateia formada por militantes petistas. “Já sei que falar de Gomide aqui é certeza de aplausos efusivos”, disse. O ex-prefeito foi o mais aplaudido, com direito a coro com seu nome.

Dilma focou o discurso nas obras da ferrovia e, ao citar parlamentares aliados, afirmou que aqueles que integram sua base “são os verdadeiros responsáveis pelos benefícios”.

O evento teve a presença do deputado federal Rubens Otoni e dos deputados estaduais Mauro Rubem, Luis Cesar Bueno e Karlos Cabral, todos do PT, além da senadora Lúcia Vânia (PSDB) e da deputada federal Magda Mofatto (PR). O ministro dos Transportes, César Borges, também participou.

A visita a Anápolis foi a terceira a Goiás desde que Dilma assumiu o mandato. Em março de 2012, ela veio ao mesmo município para vistoria das obras da ferrovia. Na ocasião, ela esteve também em Goianira. Anteontem, ela foi à capital para a abertura do 86º Enic.

 
 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Vale do Itapocu
ANEOR
APEOP-PR
Sinduscon – Lagos
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon – Vale do Piranga
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscom-VT
SECOVI-PR
APEMEC
Ascomig
Sicepot-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea