Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/08/2011

Soluções sustentáveis e leves para fachadas

"Cbic"
01/08/2011 :: Edição  147

 

Jornal O Globo/BR 31/07/2011
 

Soluções sustentáveis e leves para fachadas

Velocidade na instalação é outra vantagem

 A sustentabilidade parece ter entrado, finalmente, na pauta das indústrias da construção civil, que vêm investindo cada vez mais em novos produtos. Recentemente, por exemplo, chegou ao mercado a chapa cimentícia Aquapanel, da Knauf do Brasil.
 Usada tanto na construção como na restauração de fachadas, a aquapanel é considerada sustentável por utilizar menos recursos naturais em sua fabricação e liberar 30% menos gás carbônico durante esse processo. Outra vantagem é o peso reduzido – 75% mais leve que a alvenaria comum, o que permite uma economia de até 25% nos gastos com transporte e energia.
 – A construção civil é hoje a maior empregadora do país. Mas também é a indústria que mais devasta insumos naturais. Precisamos criar novos métodos construtivos, mais industrializados e limpos – defende Omair Zorzi, gerente técnico da Knauf.
 Segundo Zorzi, o produto que foi desenvolvido por sua empresa seria vantajoso exatamente por evitar desperdícios comuns na construção:
 – Hoje, 30% do material usado numa obra se transforma em resíduo, vai para o lixo. Essa chapa, como já vem pronta e é de fácil instalação, tem desperdício perto do zero – destaca.
 Para fazer a instalação, basta aparafusar a chapa num perfil metálico para ter a parede pronta. Tal facilidade faz com que a obra ande muito mais rápido, assim como a execução de retrofits, já que evita o quebra-quebra. E como o material é bem mais leve – o peso gira em torno dos 40 quilos – reduz problemas na fundação, nos pilares e na laje.
 Resultados parecidos aos alcançados pelos aerobrises instalados nas torres de elevadores do Complexo Rubem Braga, em Ipanema – que levam as pessoas às comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. Os painéis, da Hunter Douglas, colaboram com a sustentabilidade, reduzindo a incidência solar na edificação.
 – O sombreamento criado pelos aerobrises gera economia de 15% a 20% de energia – garante Dennis Squilante, gerente de vendas da Hunter Douglas.
 Produzidos com aluzinc (composto de alumínio e silício, que leva até 8% de materiais recicláveis), os painéis têm peso reduzido, o que permite que sejam fixados a qualquer tipo de estrutura com sobrecarga mínima.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI – BA
Ademi – PE
ASEOPP
Sinduscon-PE
Sicepot-PR
Sinduscon-TO
Sinduson – GV
Sinduscon-SM
Sinduscon-SP
Sinduscon-PR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea