Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/08/2014

Sinduscon-RS realiza Dia Nacional da Construção Social para trabalhadores e familiares

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) realizou hoje (23/08) a oitava edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Das oito localidades que realizaram o evento, o Sinduscon-RS promoveu a iniciativa em quatro regiões gaúchas que integram a sua base territorial, Porto Alegre, Capão da Canoa, Santa Cruz do Sul, além de Bento Gonçalves – este em parceria com a Associação das Empresas da Construção Civil – Ascon Vinhedos.

Até o início da tarde, a expectativa para essa região era de que seria atingido o número de aproximadamente dois mil participantes nas quatro localidades, incluindo trabalhadores da construção civil e familiares, num total estimado de aproximadamente oito mil atendimentos.

A programação abrangeu serviços e atrações como shows, sorteios de brindes, aferição de pressão arterial, orientações sobre saúde, higiene e saúde bucal, oficinas de reciclagem, atividades de lazer, esporte e oficinas para a geração de renda, entre outros.

O presidente do Sinduscon-RS, Ricardo Sessegolo, destacou a importância da indústria da construção civil como forte geradora de postos de trabalho mesmo no atual contexto de fraco crescimento da economia brasileira, apontando que o nível de emprego no setor, no Estado, passou de 70 mil em 2003 para 154.000 em 2013.

Paralelamente, acrescentou, vem ocorrendo uma sensível redução do trabalho informal na atividade, baixando de 57% em 2003 para menos de 38% em 2012.

Outro fator significativo, citou, é o aumento do nível de escolaridade da mão de obra empregada na construção civil. Em 2006, os grupos de trabalhadores formais que tinham ensino fundamental completo, ensino médio incompleto e ensino médio completo representavam 49% do total e em 2013 aumentou para 63%. Já a fatia de trabalhadores com ensino médio completo passou de 18% para 34% no mesmo período.

A abertura oficial do DNCS em Porto Alegre, nas dependências do SESI Rubem Berta, contou com as presenças também, do secretário de Habitação e Saneamento do Estado, Marcel Frison, do vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (STICC), Valter Souza, do diretor superintendente do SESI-RS, Edison Lisboa e da vice-presidente do Sinduscon-RS, Sandra Axelrud Saffer.

O 8º DNCS tem sua organização a cargo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e suas entidades associadas que contam com a participação de parceiros institucionais diversos. Nesta edição, o evento foi realizado em 38 localidades do país sob o tema “Família – o alicerce do que se constrói na vida”.

          
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MS
Ademi – ES
Aconvap
Sinduscon-Caxias
Sinduscon Sul – MT
SECOVI-GO
Sicepot-PR
Sinduson – GV
Sinduscon-CE
SECONCI BRASIL
SECOVI-SP
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea