Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/10/2014

Sinduscon promoverá workshop de projetos

"Cbic"
06/10/2014

O Estado do Maranhão

Sinduscon promoverá workshop de projetos

Evento de capacitação será realizado no período de 13 a 17 deste mês, na sede da Fiema, com conteúdos teórico e prático. 

 O Sindicatos da Indústria da Construção do Maranhão (Sinduscon-MA) realizará, de 13 a 17 deste mês, o Workshop Aplicabilidade Prática do Gerenciamento de Projetos, com o consultor Carlos Álvaro Martins Braga, gerente de projetos, certificado pelo Project Management Institute, com experiência em planejamento de risco.

O evento ocorrerá das 14h às 17h na sala 4 do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), na sede da Fiema, que apoia o workshop. As inscrições estão sendo feitas no valor de R$ 300,00 para associados ao Sinduscon e R$ 400,00 para não associados por meio do [email protected]. As vagas são limitadas.

O público-alvo são engenheiros, arquitetos, administradores, gerentes e coordenadores de áreas e funcionários dos setores de recursos humanos, Tecnologia da Informação, financeiro, contábil, suprimentos e logística. O workshop integra o calendário de eventos de capacitação que vem sendo executado ao longo do ano pelo Sinduscon-MA sob a presidência de Fábio Nahuz.

Durante os cinco dias do workshop, haverá a parte teórica e prática. Na primeira, serão repassados aos participantes informações gerais sobre projetos, focando em fundamentos de gerenciamento, processos de iniciação, de planejamento e execução, monitoramento e controle e encerramento de um projeto e ainda explicação da metodologia Project Model Canvas.

Na parte prática, o consultor Carlos Álvaro Martins Braga, trabalhará, a parte de planejamento, com enfoque no desenvolvimento de um plano de projeto através do método Project Model Canvas.

Serão repassadas ainda informações nas áreas de execução e monitoramento e controle, trabalhando análise de desempenho do projeto com a utilização da técnica de valor agregado para acompanhamento de composições de custos em projetos (desempenho da composição, composição diária, composição acumulada, agregado da composição, planejado da composição) e entendimento, análise de impacto e criação de opções para mudanças em projeto.

Na parte final do curso, o consultor ensinará como encerrar um contrato, como fazer relatório final de desempenho do projeto e falará sobre a montagem de ativos de processos organizacionais (exemplo: lições apreendidas no encerramento de um projeto).

Mais

– O método Project Model Canvas é de concepção e integração.

– Tem como conteúdo desenvolvimento de documentos essenciais para um projeto (Project charter, Registro de stakeholders, Estrutura analítica de projeto, Diagrama de rede, Matriz de responsabilidades, Métricas de qualidade, Plano de comunicação, Plano de aquisição); desenvolvimento de um plano de gerenciamento de riscos (identificação   utilização de risk breakdown structure, brainstorming, diagrama de afinidade, entrevistas, etc.), análise (avaliação de qualidade de dados, análise de premissas, probabilidade e impacto, rankeamento de evento de riscos, decisão GO/NO GO do projeto), plano de respostas (eliminação de ameaças, mitigação de ameaças, transferência de ameaças, aceitação de ameaças/melhoria de oportunidades, exploração de oportunidades, compartilhamento de oportunidades, aceitação de oportunidades) e monitoramento e controle (auditorias de riscos, revisões de riscos, tendências e previsões); utilização de simulação de Monte Carlo para simular custo e tempo previsto em projetos e utilização da técnica de análise de três pontos para estimar tempo e custo em projeto.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SP
Sinduscon-DF
Sinduscon-AP
Sinduscon-SM
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Aconvap
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-PA
ASSECOB
Sinduscon – Lagos
Ademi – PE
Sinduscom-NH
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea