Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/05/2022

Sinduscon-MA completa 45 anos e celebra pujança da indústria da construção civil no estado

Em maio, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon Maranhão) completou 45 anos. O presidente do Sinduscon Maranhão e vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) no Nordeste, Fábio Nahuz, faz um balanço do trabalho do sindicato, celebrando avanços e renovando forças para os desafios que se apresentarem.

A cadeia produtiva da construção civil é extensa, envolve outros mais de 90 setores econômicos do início ao fim dos processos. De acordo com o presidente do Sinduscon Maranhão, aos 45 anos, o sindicato tem voz reconhecida nas questões estruturantes em nível local e nacional.

“O Sinduscon Maranhão tem, ao longo de sua história, se consolidado como uma instituição atuante, participativa e forte. A construção civil no Maranhão representa mais de 70% do setor industrial, o que nos faz decisivos no cenário de negócios do nosso estado. Temos nos posicionado e representado o setor diante das demandas no Maranhão, sido ponte entre o segmento e o poder público. Essa capilaridade em nossa gestão é fundamental para que o fluxo de obras – tanto privadas quanto públicas – seja contínuo e azeitado, tenha resultados expressivos”, afirmou Nahuz.

Ele reitera que a articulação, o aprofundamento nos debates e o diálogo são elementos indispensáveis para o sucesso do trabalho. “Nesta última quadra, asseguramos aos nossos associados um alinhamento às demandas e efetiva participação nas discussões nacionais relacionadas às temáticas que nos tocam, como responsabilidade social, sustentabilidade, inovação e desenvolvimento econômico da indústria da construção. Estamos certos de que o diálogo constante com os mais diversos entes e que o compromisso com a nossa categoria são chaves para seguirmos fortes e exitosos”, finalizou o presidente do Sinduscon Maranhão.

Canteiro Escola

Um dos pontos fortes do Sinduscon Maranhão é a preocupação com o social. O programa Canteiro Escola é uma iniciativa modelo, que une capacitação profissional para construção civil à conservação do patrimônio histórico de São Luís. Ao mesmo tempo em que pedreiros e pintores estavam em formação, o Mercado das Tulhas, no Centro Histórico da capital maranhense estava sendo reformado por eles. Aprendizado e preservação da arquitetura histórica caminhando juntos, quatro meses de obras e aulas e 27 profissionais prontos para o mercado de trabalho. A parceria entre o Sinduscon-MA, a Prefeitura de São Luís, a Fiema, o Senai e os demais apoiadores contará com novas turmas e casarões históricos já estão sendo prospectados para reformas.

Comunidade Ativa

Outro projeto social encabeçado pelo Sinduscon Maranhão é o Comunidade Ativa, que foi criado para aproximar empresários e trabalhadores com responsabilidade social e ambiental, na região do entorno do Porto São Luís. Entre as atividades que são desenvolvidas pelo projeto estão atendimentos odontológicos, consultas oftalmológicas, distribuição de cestas básicas, incentivo à leitura, capacitação profissional, como cursos de pedreiro e carpinteiro. Um dos objetivos do Comunidade Ativa é qualificar a mão de obra da região para oportunidades criadas no Porto São Luís.

Diretoria Executiva do Sinduscon-MA – Gestão 2021-2025

Presidente: Fábio Ribeiro Nahuz;

1º Vice-Presidente: Edmilson de Araújo Pires;

Vice-Presidente do Setor Imobiliário: Wladimir Teobaldo de Albuquerque;

Vice-Presidente do Setor Obras Públicas: Cleudson Campos de Anchieta;

Vice-Presidente do Setor Industrial: João Neto Franco;

Vice-Presidente do Setor Relações no Trabalho: Celso Gonçalo de Sousa;

Vice-Presidente de Tecnologia e Inovação: Luís Roberto Studart Soares Filho;

Vice-Presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade: Geigiane Barbosa Soares;

Vice-Presidente Administrativo: Alexander de Carvalho;

Vice-Presidente Financeiro: Flávio Henrique Silva Campos.

Suplentes da Diretoria

Parmênio Mesquita de Carvalho Junior,

José Augusto Murad Duailibe

Antônio Barbosa de Alencar.

Conselho Fiscal

Efetivos

Lauro Gomes Martins

Marcos Regadas Filho

Deusvaldo Moreira da Fonseca

Suplentes

Jose Ribamar Barbosa Oliveira Filho

Gilberto Duailibe Mouchrek

Edval Sousa Sobrinho

Conselho Consultivo

Efetivos

Paulo Roberto Costa Nagem

Jose Lino da Silveira

Jose Ribamar de Castro Viana Sobrinho

Erika Duailibe Couto

Antônio Augusto Araujo Coutinho Filho

Luís Plecio da Silva

Lucas Pinto Barros

Roberto Lopes Furtado.

Suplentes

Marcelo Jose Pedrosa Helal

Antônio Edinaldo da Luz Lucena

Thais de Moraes Carvalho

Ricardo Batista da Costa

Emanuel Queiroga de Araujo

Lívia Silva Soares Viana

Luiz Carlos Gomes Martins

Arthur Jorge Filho

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PE
Sinduscom-VT
Sinduson – GV
Ademi – RJ
FENAPC
Sinduscon-PE
Sinduscon-RN
Sinduscon-TAP
Ademi – SE
Sinduscon – CO
Sinduscon-SF
Sinduscon-JF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea