Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/03/2012

Setor sustenta crescimento do emprego na região Nordeste

Pesquisa realizada pelo Dieese e pela Fundação Seade revela que o setor da construção foi responsável pela maior parte das vagas abertas nos últimos 12 meses, até janeiro de 2012, nas três maiores regiões metropolitanas do Nordeste (Pernambuco, Fortaleza e Salvador).

A região metropolitana de Recife foi responsável por quase todas as vagas abertas no período, alta de 36,6%. De um total de 135 mil empregos criados nesse período, mais da metade (76 mil) veio do setor da construção civil.

Em janeiro, Recife teve a menor taxa de desemprego (11,9%) da série histórica, iniciada em 1997. Em 12 meses, a região criou 126 mil vagas, expansão de 8,5%.

A maior região pesquisada, a de São Paulo, cresceu 2%.

Dessas 126 mil ocupações a mais, 34 mil foram na construção civil.

Em Fortaleza, apesar de ligeira alta (de 7,7%, em dezembro, para 8,1%), a taxa de desemprego foi a menor para janeiro desde o início da série, três anos atrás.

Em 12 meses, a região metropolitana perdeu 8 mil vagas (-0,5%), mas a construção civil criou 19 mil, uma expansão de 16,5%. A maior queda foi no comércio (-9%, com fechamento de 31 mil postos de trabalho).

Já em Salvador, a taxa cresceu tanto no mês quanto na comparação com janeiro de 2011, atingindo 15%, a maior entre as sete áreas pesquisadas.

A região abriu 17 mil ocupações, mas a exemplo das outras regiões a dinâmica foi determinada pela construção civil, que abriu 23 mil vagas, crescimento de 17,8%. Fonte: Rede Brasil Atual.
 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – ES
Sinduscon-JP
Sinduscon-RO
Sinduscon – Grande Florianópolis
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-MG
Ademi – AL
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon Anápolis
Ademi – PR
Sicepot-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea