Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/08/2011

Setor promove Dia nacional da Construção Social para trabalhadores de 21 estados e do Distrito Federal

""Aproximadamente 36 mil trabalhadores da construção civil e seus familiares já participaram das atividades do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), comemorado neste sábado, 20 de agosto, em 23 cidades do país. Até as 13h de hoje foram prestados cerca de 110 mil atendimentos nas áreas de saúde, lazer e cidadania. O mutirão solidário é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e, nesta edição, tem como tema principal o cuidado com o meio ambiente.

Esta é a quinta edição do Dia Nacional da Construção Civil. Em 2011, o foco é mobilizar os trabalhadores da construção e seus familiares, além dos empresários do setor, sobre o uso adequado dos recursos naturais, reciclagem e replantio.

De acordo com a CBIC, as atividades de hoje representam uma oportunidade de apresentar à sociedade as conquistas alcançadas nos últimos anos pela construção civil em relação à sustentabilidade ambiental.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Safady Simão, participou da abertura das atividades em Curitiba, no Paraná. “Estamos muito felizes de estarmos participando desse grande evento de responsabilidade social do setor. Este ano o tema é meio ambiente, como vocês já sabem, e isso é muito importante, pois todos nós temos o dever de preservar nosso planeta. Aproveitem esse dia que foi pensando para vocês”, disse Paulo Simão aos trabalhadores paranaenses.

Também em Curitiba, o presidente do Sinduscon-PR, Normando Baú, agradeceu a presença dos trabalhadores e seus familiares e reforçou a importância da preservação do meio ambiente. Baú convidou todos a participarem das brincadeiras, palestras e demonstrações que estão sendo realizadas. Ele ainda destacou o trabalho desenvolvido pelo Seconci-PR junto aos profissionais da construção civil.

Em Pernambuco, o mutirão solidário está sendo realizado em Camaragibe, na região metropolitana do Recife. Segundo o presidente do Sinduscon-PE, Gustavo de Miranda, o Dia Nacional da Construção Social é de extrema importância. “Trata-se de um evento totalmente consolidado, o enxergamos com muita responsabilidade. Somos a entidade pioneira no Brasil na promoção dessa ação. Agora, o desafio é melhorá-la ainda mais”, disse Miranda.

Durante o lançamento das atividades em Pernambuco, Miranda também destacou o apoio dado às ações pelo Sesi e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de PE, conhecido como Marreta.

No Rio de Janeiro, o Dia Nacional da Construção Civil conta com o “Arraiá da Ecologia e Cidadania” e com a final do torneio de futebol “Cidadão da Construção Bate um Bolão”. As ações, organizadas pelo Seconci-Rio e Sinduscon-Rio, estão sendo realizadas na Liga de Esporte do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (Lespam).  

O Arraiá oferecerá até o final deste sábado, entre outros serviços, diversas oficinas ecológicas. Entre elas, as de confecção de pufe, de brinquedos e de sementeira em garrafa pet; de confecção de aquecedor solar para exposição; e de elaboração de pulseiras revestidas em tecido e de peças com jujuba.

Além disso, o Seconci-Rio coletará em um livro a assinatura de todos os presentes à comemoração. O documento, intitulado “Eu cuido do meu meio ambiente”, será encaminhado a canteiros de obras e demais espaços utilizados pelo setor a fim de sensibilizar os operários sobre a importância da preservação do meio ambiente. Em 4 de junho do ano que vem,  ele também será entregue aos coordenadores da Rio+20 – promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a conferência discutirá os principais desafios ambientais no mundo, vinte anos após a realização da Eco92, também sediada no Rio de Janeiro.

 “O Seconci-Rio e o Sinduscon-Rio realizam uma série de atividades, campanhas e cursos que deixam claro a preocupação do setor com o meio-ambiente”, afirmou a coordenadora de Relações Institucionais do Seconci-Rio, Ana Cláudia Gomes. “Durante todo este sábado, vamos mostrar como preservar o meio ambiente, com atitudes conscientes nos hábitos de consumo”, concluiu.

No Ceará, até as 14h já haviam sido realizados cerca de 43 mil atendimentos, com mais de 3 mil  operários tendo passado pelo evento. A quantidade de pessoas surpreendeu o presidente do Sinduscon-CE, Roberto Sergio Ferreira, que está confiante de que este ano o Estado irá ficar entre os mais visitados pelos trabalhadores e seus familiares. “Este é um evento muito importante para o setor da construção civil, pois beneficia os operários e promove a integração com os associados”, comentou.

No Ceará, o DNCS é realizado pelo Sinduscon-CE com o apoio do Sesi, no bairro de Parangaba, em Fortaleza. Segundo a vice-presidente de Sustentabilidade do sindicato, Paula Frota, todos estão motivados e alegres, aproveitando ao máximo para regularizar documentação, fazer consultas e se divertir em família. “O Dia Nacional demonstra a preocupação dos empresários do setor da construção civil com a qualidade de vida de seus operários. É uma iniciativa única no Brasil”, festejou

O DNCS é coordenado pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) da CBIC e conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), Fórum dos Seconcis (Serviço Social da Construção Civil), além de entidades públicas e privadas. O patrocínio, em todo o país, é da Votorantim Cimentos.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BC
ADEMI-AM
Sinduscon-PA
Sinduscon – Grande Florianópolis
Ademi – RJ
Sinduscon-PLA
Sinduscon – CO
Sinduscon-MA
Assilcon
Abrainc
Sinduscon-Brusque
Ademi – SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea