Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/04/2020

Setor esclarece medidas protetivas e sanitárias de combate à Covid-19

Esclarecer dúvidas sobre medidas protetivas e sanitárias de combate ao coronavírus (Covid-19) no setor da construção foi o principal objetivo da reunião online da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) desta quarta-feira (22),  com a participação das médicas Ana Lucia de Almeida, coordenadora médica do Seconci-MG, e Gilda Araújo, gerente de Saúde do Seconci-RJ. “Os Seconcis [Serviços Sociais da Indústria da Construção Civil] são entidades sociais especializadas em segurança e saúde na construção civil’, destaca a presidente da CRS/CBIC, Ana Cláudia Gomes.

Durante a reunião, que contou com a participação de 45 representantes de entidades e empresas do setor, também foram apontadas boas práticas em responsabilidade social que têm sido desenvolvidas por entidades e empresas da construção civil em todo o país, como a da confecção de máscaras de pano por esposas de trabalhadores do setor, no Paraná. Essa e outras ações, desenvolvidas desde o início da pandemia no país, estão disponíveis no site da CBIC, na área Como a CBIC pode te ajudar?, em Ações da construção na pandemia. “O objetivo é compartilhar experiências para que o setor possa operar com segurança durante a pandemia ”, afirma Gomes.

Durante o debate, as especialistas ressaltaram que um dos principais papéis do Seconci é orientar tanto trabalhadores quanto empregadores sobre a correta aplicação das medidas protetivas à Covid-19. Para as localidades que não têm Seconci, a recomendação é para que haja uma maior proximidade com as clínicas que prestam serviço de saúde ocupacional às empresas. Também foi orientado às empresas que chequem diariamente junto aos seus funcionários, ainda na entrada, se há algum familiar com febre ou tosse em suas casas.

“O trabalhador precisa saber que, para proteger a si e seus familiares, lavar as mãos com água e sabão é mandatório”, reforçou a médica Gilda Araújo, ao citar um dos pontos do ‘Protocolo Covid-19’ do estado do Rio de Janeiro.

Profissionais dos Seconcis de todo o país estão realizando visitas aos canteiros de obras para dar as orientações protetivas aos trabalhadores.

A recomendação é para que durante o ‘Diálogo Diário de Segurança (DDS)’ – ao ar livre e respeitando o distanciamento necessário –, além de conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes e de exercerem suas funções de maneira segura para todos, também sejam reforçadas as orientações referentes às medidas protetivas.

Dentre elas, a importância da higienização de ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), antes e ao final do turno nos canteiros de obra, do banho e dos trabalhadores deixarem suas roupas ao ar livre, quando não puderem ser imediatamente lavadas.

Além disso, a importância de prover os mestres e os encarregados das obras com informações corretas sobre a transmissão do coronavírus e as medidas protetivas, tendo em vista que são referências para os operários. Neste sentido, no sábado, às 10h, no canal do Seconci-Rio no YouTube , haverá  live para orientar esses profissionais.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PE
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
SECOVI-GO
Sinduscon-AC
Sindicopes
Ademi – MA
Sinduscon-MA
Sinduscon-RO
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-SF
Ademi – GO
Sinduscon-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea