Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/02/2014

Setor da construção civil cresce mais de 19% no Oeste Paulista

"Cbic"
21/02/2014

G1 Presidente Prudente

Setor da construção civil cresce mais de 19% no Oeste Paulista

Aumento superou acréscimo do Estado, com apenas 1,37%.

Categoria realizou 2.067 contratações no ano passado.

Do G1 Presidente Prudente

Trabalho não falta na construção civil na região do Oeste Paulista. Dados divulgados pelo sindicato da categoria apontam que em 2013, o emprego no setor cresceu em comparação a 2012. Em Presidente Prudente, o aumento foi de 19,12% com 2.067 contratações, o aumento foi maior do que o registrado no Estado, com 1,37%, contabilizando 11.892 novos empregos.

O ex-funcionário de uma multinacional, Alexssandro Gazola, contribuiu para esse resultado. Ele começou a construir casas para vender e hoje tem uma construtora com cerca de 50 funcionários e muito trabalho pela frente. “É um bom momento, acho que não dá para reclamar de nada. O mercado que eu atuo são casas populares, tem muita demanda e estou atrasado no que eu tenho que entregar. Eu tenho mais entrega do que produção”, explica.

Em casas populares ou em prédios de vários andares, o cenário é o mesmo. O otimismo dos empresários impulsiona as contratações, tudo porque a construção civil, que enfrentou crises nas últimas décadas, voltou a ser um bom investimento.

Para o engenheiro civil, Nuno Ramos Júnior, o período é de investimentos. “É um momento de crescimento, nós amargamos um período de crise no setor da economia, principalmente na construção civil, mas hoje nós vemos que o setor público vem investindo na área da construção civil”, salienta.

  O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), em Presidente Prudente, Gilberto Zangirolami, o setor poderia ter um desenvolvimento ainda maior se não fosse o problema da falta de mão de obra qualificada. “A mão de obra ainda é uma questão a ser discutida e trabalhada e também há aqueles profissionais que preferem trabalhar por conta e em outros seguimentos, isso faz com que tenhamos a falta desses trabalhadores”, diz.

Apesar dessa dificuldade, todos aproveitam o bom momento da construção e os resultados positivos nas contratações são um sinal para os próprios trabalhadores. “O cenário é positivo para que possamos buscar melhores salários e boas condições de trabalho. Com oferta de emprego e faltando trabalhadores, isso ajuda nas negociações, até nas condições de saúde e segurança dos trabalhadores”, afirma Zangirolami.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – AL
ASEOPP
Sinduscon-Mossoró
Ascomig
Sinduscon-DF
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-PA
Sinduscon-TAP
SECOVI-GO
Sinduscon-Teresina
ADEMI-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea