Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/06/2014

Senai e parceiros entregaram 475 certificados de qualificação em SL

"Cbic"
26/06/2014

O Estado do Maranhão

Senai e parceiros entregaram 475 certificados de qualificação em SL

Formandos frequentaram 21 cursos de qualificação profissional focados em ocupações nas áreas de construção civil e logística. 

 O Sistema Fiema, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entregou certificados para 475 formandos em cursos de qualificação profissional da Grande São Luís. Eles fizeram parte de 21 turmas, de cursos focados nas ocupações das áreas de construção civil e de logística.

As formaturas foram resultados dos cursos promovidos no âmbito de convênios firmados em 2013 com três parceiros: Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) e Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sindconstrucivil), firmado na última edição do Dia Nacional da Construção Civil, em outubro do ano passado, e com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP-MA), assinado em dezembro de 2013.

O presidente da Fiema e presidente do Conselho Regional do Senai-MA, Edílson Baldez das Neves, disse que as parcerias são importantes ferramentas para ampliar o alcance das ações da iniciativa privada e poder público.

Acreditamos nas parcerias entre o poder público e o setor produtivo pelas possibilidades que este tipo de ação tem para desenvolver a estrutura que o Maranhão precisa para continuar crescendo. Os convênios que o Sistema Fiema, por meio do Senai, firmou com a SSP-MA, Sindicontrucivil e Sinduscon-MA mostram a sinergia que há entre cidadania empresarial, segurança púbica e sindicatos patronais e laborais, além de dar credibilidade a iniciativas que tem como foco a construção de um Maranhão de oportunidades , afirmou o presidente da Fiema.

Para o diretor regional do Senai-MA e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antonio Moura da Silva, os convênios que têm sido firmados com outras instituições e com o poder público permitem que o Senai amplie o impacto da sua atuação como entidade educacional.

Treinamos maranhenses para participar efetivamente do desenvolvimento econômico que o Maranhão vem vivendo. Por meio de convênios como estes, criamos as condições para atingirmos este objetivo e concretizarmos a missão social do Senai , ressaltou Moura.

Entidades – Na parceria com a SSP, foram entregues cerca de 100 certificados. Para o secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional da SSP-MA, Antonio Roberto dos Santos, o esforço que o Senai-MA e a secretaria estão fazendo em conjunto para qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social tem por objetivo dar oportunidade de melhoria de vida para a população.

É um caminho que abrimos na busca para dar cidadania e é muito bom contar com entidades como o Senai-MA que estão dispostas a contribuir com este processo. Além disso, esforços como este ajudam a diminuir o estigma de que a polícia apenas reprime. Este é um trabalho preventivo , comentou Santos.

Já no convênio com o Sinduscon-MA e com o Sindiconstrucivil foram entregues 375 certificados. O presidente do sindicato laboral, Humberto França, disse que a parceria com o Senai-MA é importante por permitir treinar um maior número de profissionais.

Sempre ouvimos que há falta de mão de obra qualificada no estado, mas o Sistema Fiema, por meio do Senai, tem se mostrado aberto a dialogar para encontrarmos soluções para derrubar este argumento e permitir que os trabalhadores maranhenses possam conquistar os postos de trabalho gerados pelos empreendimentos que estão chegando ao estado. Além disso, a iniciativa congrega patrões e empregados no mesmo objetivo , observou França.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-SP
Sinduscon-RIO
AELO
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-MT
Sinduscon-Brusque
Ademi – RJ
Ademi – SE
Sinduscon-RR
Sinduscom-NH
Sinduscon-DF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea