Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/09/2018

Seminário Técnico de Revisão do Sinapi passa por Rondônia e alerta orçamentistas para uso correto e justo dos preços dos insumos

Mais um Seminário Técnico de Revisão do Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) foi concluído ontem (12/09), na capital de Rondônia. Dentro do projeto de “Melhoria da Competitividade e Ampliação do Mercado da Infraestrutura” da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Infraestrutura (COP), e com a correalização do Senai Nacional, “novamente a CBIC teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o que o Sinapi está disponibilizando em termos de novas ferramentas, aperfeiçoamentos e melhorias já conquistadas com a revisão”, destaca o engenheiro Geraldo de Paula Eduardo, consultor e gestor do Projeto de Revisão do Sinapi da entidade. O sistema de custos unitário do Sinapi, referência oficial para elaboração do orçamento de obras que empregam recursos do Orçamento Geral da União (OGU), vem sendo utilizado cada vez mais nas licitações públicas.

Levado a várias cidades do País, com apoio da Caixa Econômica Federal e do Sebrae Nacional, em Rondônia, a maior preocupação apontada pelos participantes do seminário foi com relação ao preço dos insumos. Devido às particularidades do Estado e das características do Sinapi, os preços dos materiais pesquisados em Porto Velho não atendem às obras das diversas localidades do Estado. “O IBGE tem como regra cotar os preços nas capitais, o que é um problema para Rondônia, tendo em vista que as obras são longe de Porto Velho, acarretando aumento de custos com sua logística”, menciona Geraldo de Paula. Nesse caso, foi explicado que “o orçamentista tem que estar atento: se perceber que o preço do insumo não atende ao local da obra, a lei permite que ele faça a cotação atribuindo o preço correto e justo, desde que com a devida justificativa”.

Realizado em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sinduscon-RO) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Porto Velho (Sinduscon/PVH), o seminário de Porto Velho reuniu um grupo seleto de cerca de 100 representantes de empresas contratantes, órgãos fiscalizadores e normatizadores e empresários do setor da construção, no auditório do Sinduscon-RO. O evento também contou com as participações do arquiteto Mauro Fernandes Martins de Castro, gerente executivo do Sinapi da Caixa Econômica Federal, e da engenheira orçamentista do Sinduscon-PE, Luciana Andrade Engenheira Orçamentista.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RS
Sinduscon-PR
FENAPC
Ademi – ES
Sicepot-PR
Sinduscon-PA
ADEMI-AM
APEOP-SP
ANEOR
Sinduscon-Mossoró
Ademi – DF
Sindicopes
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea