Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/12/2018

Seminário “O Futuro da Minha Cidade” reúne 200 pessoas em Santarém (PA)

pagina-de-categoria

O evento ocorreu nesta quarta-feira (12) e contou com palestras e debates sobre desenvolvimento urbano sustentável

A participação social para o desenvolvimento urbano foi o foco da mais recente edição do projeto O Futuro da Minha Cidade, que ocorreu nessa quarta-feira (12) em Santarém (PA). Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre representantes do setor público e privado, da academia, lideranças políticas e a comunidade local. A programação contou com palestras e debates.

A iniciativa é uma correalização entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA), o evento em Santarém teve apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) – que cedeu o local –, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA), do Sistema FIEPA e da Prefeitura Municipal de Santarém.

A primeira palestra foi ministrada pelo ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, trouxe o case de sucesso da administração municipal de Maringá, que serviu de base para a criação do projeto “O Futuro da Minha Cidade”. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade paranaense foi considerada em 2018 a melhor do país para se viver. “Primeiro é necessário que líderes comprometidos com o interesse coletivo se convençam de que faz parte do papel da sociedade civil organizada assumir a responsabilidade de planejar a cidade para o futuro e proteger esse planejamento contra as descontinuidades administrativas e políticas”, destacou.

A segunda apresentação foi conduzida por Marcella Arruda, arquiteta urbanista do Instituto “a Cidade Precisa de Você”, que falou sobre a importância da participação das pessoas na construção de cidades compartilhadas. “Queremos trazer reflexões sobre o tipo de urbanização que a gente tem vivido e, ao mesmo tempo, a necessidade de uma mudança de paradigma de entender tendências globais e os desafios do limite do planeta, além de ressaltar as propostas que já fazem parte da cidade e caminhos para o futuro”, explicou.

O presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, elogiou o projeto e disse ser fundamental que o setor da construção civil se envolva na melhoria da qualidade de vida da sociedade. “O sindicato se sente honrado por trazer para a sociedade, por meio do seminário esse pensamento de futuro, de mais humanidade, mais justiça social, equilíbrio e sustentabilidade, que transcende os canteiros de obra”, complementou.

Presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho

Durante a abertura do seminário, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM) abordou a necessidade da participação da sociedade para a melhor gestão dos municípios. “Precisamos intensificar essa cultura de todos os cidadãos, de não apenas ficar esperando o que o governo pode fazer, mas o que cada um pode contribuir”, enfatizou.

Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar

O reitor da Ufopa, Hugo Diniz, ressaltou a relevância do seminário para a comunidade acadêmica local. “A universidade é um lugar ideal para um evento como este, que traduz de forma muito importante esse desejo de conexão com o setor produtivo e de construção civil”, disse.

Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Hugo Diniz

Também estiveram presentes o diretor do Senai Santarém, Peter Rasera, e a gerente do Sesi Pará Railane Costa. Foram arrecadados, ainda, 161 quilos de alimentos não perecíveis, que foram doados para a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) local.

Diretor do Senai Santarém, Peter Rasera

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-SL
SECOVI-SP
Sinduscon-TO
ASBRACO
Ademi – RJ
Sinduscon-Caxias
Ascomig
Ademi – PR
Sinduscon – Lagos
Sinduscon – CO
Sinduscon – Norte
Sinduscon-AP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea