Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/10/2021

Dia de Segurança e Saúde leva cultura prevencionista a estudantes de João Pessoa

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP) e o Serviço Social da Indústria Paraíba (Sesi-PB) promoveram o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas – Indústria da Construção na Escola Sesi de Bayeux, no dia 8/10, em João Pessoa/PB, dentro da Semana CANPAT Construção 2021.

A iniciativa, realizada das 8h às 10h, foi direcionada aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e contou com as presenças dos professores das referidas turmas. A ação atendeu às expectativas da indústria da construção de levar uma mensagem de prevenção a alunos e futuros trabalhadores do setor.

Bem interativa, a palestra abordou vários tipos de acidentes que poderiam ser evitados com a atitude simples de se prevenir usando os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tendo calma na hora de executar as funções e sabedoria para não fazer algo que não se está capacitado.

A palestra foi ministrada pelo engenheiro de Segurança do Sinduscon-JP, Daniel Cordeiro. Foram abordadas questões referentes à prevenção de quedas, choques, soterramentos, risco de trabalho em altura, perigo de manusear produtos que não se conhece, risco de tentar ajudar a socorrer alguém sem ter conhecimento sobre o assunto entre outros temas.

Foram distribuídos máscaras e chocolates aos estudantes, além de realizados sorteios de brindes.

Estudantes e professores avaliam a iniciativa

“Gostei bastante. Foi muito instrutiva, pois mostrou o risco em várias atividades e em nosso dia a dia. Com certeza depois dessa palestra nós vamos estar mais atentos e evitar riscos à nossa segurança, seja no trabalho ou na vida”, frisou a estudante Natália Cordeira.

“Essa ação é superimportante, porque vivemos em situações que nos colocam em risco”, destacou a professora de Química, Aline Araújo. “No trabalho existem diversos fatores que podem fazer com que o empregado esteja exposto a diversos riscos. É relevante o funcionário saber que tipo de substância ele está manuseando, o que ela pode causar e a forma correta de usá-la. Esse conhecimento é importante não só para o trabalhador, mas para todos nós. Trazer esse conhecimento para a escola é muito interessante, porque a educação faz com que eles se previnam em casa e também disseminem esse conhecimento com os seus familiares”.

“Quando se tornarem trabalhadores, esses jovens já terão a cultura prevencionista enraizada”, reforça o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

O Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2021) e foi realizado durante a Semana CANPAT da Construção.

De iniciativa da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a Semana CANPAT contou com a participação de vários estados da federação, por meio das entidades associadas a CBIC, Seconcis e Sesis locais. Todos os painéis realizados de 4 a 7/10 estão disponíveis no canal oficial da CBIC no YouTube. Assista!

A ação tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BC
SECOVI- PB
Sinduscon-BA
Ademi – GO
Sinduscon-TO
Sinduscon-SF
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-RO
Sinduscon-RN
Sinduscon-Brusque
ASSECOB
Sinduscon-RIO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea