Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/11/2018

Segurança em Eletricidade em discussão no Fórum do Portal de Normas Técnicas da Construção da CBIC

Acompanhar os processos de Normas Técnicas e Regulamentadoras é ação de extrema relevância para o setor da construção. Primeiro, porque é necessário que empresários e operadores da construção estejam cientes das regras em vigência e suas alterações. Além disso, o alinhamento e convergência, fundamentais nos tratos de matérias similares nas Normas, é de suma importância para que se evite sobreposições e discordâncias, o que acarretaria insegurança jurídica à toda a sociedade.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), ciente dessa necessidade, monitora alguns dos principais processos de Normas Técnicas da ABNT, com interface em Segurança e Saúde no Trabalho. Destaca-se o Projeto de Norma ABNT NBR 16384 da Comissão de Estudo “Segurança em Eletricidade” (CE-003:064.012), que tem por objetivo a segurança das pessoas e das instalações, estabelecendo regras para operação e realização de serviços em instalações elétricas ou em suas proximidades. Além disso, o Projeto propõe-se a fornecer orientação para elaboração de um programa eficiente de segurança em eletricidade para a execução dos serviços e a organizar os aspectos humanos na intervenção destas instalações por meio de um sistema de gerenciamento seguro.

A Comissão de Estudo “Segurança em Eletricidade” (CE-003:064.012) foi destacada como de grande impacto e relevância, não somente pelo fato da NR 18 “Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção” ter sofrido recentes alterações no item 18.21 – Instalações Elétricas, mas também por tratar de uma das atividades com a maior ocorrência de acidentes na construção, que é choque elétrico.

No Fórum do Portal de Normas Técnicas da Construção da CBIC serão apresentadas pela Engenheira de Segurança e Saúde no Trabalho da CBIC, Ligia Correa, as atualizações do processo de elaboração do referido Projeto. Este Fórum será também uma excelente oportunidade para discussões sobre o tema junto à sociedade. Para acessa-lo clique aqui.
Esta ação está contida no projeto “Gestão das normas técnicas do setor”, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-AL
Sinduscon-Porto Velho
Ademi – DF
Ademi – GO
Sinduscon-Costa de Esmeralda
AELO
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-MT
Assilcon
Sinduscon-SM
Ademi – PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea