Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/07/2011

Secovi-SP e CBCS lançam caderno de orientação

"Cbic"
25/07/2011:: Edição 142

 

O Estado de S. Paulo/BR 24/07/2011
 

Secovi-SP e CBCS lançam caderno de orientação

O Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) e o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) lançaram na última terça-feira, em São Paulo, o caderno Condutas de Sustentabilidade no Setor Imobiliário Residencial. "Trata-sedeum balizamento de conceitos e ações para os atores do processo", conta Hamilton Leite Junior, diretor de sustentabilidade do Secovi-SP. A publicação explica o papel de todos os agentes envolvidos na construção de um edifício, partindo do loteador e chegando ao condômino.
 Há ainda uma lista de 40 indicações de práticas sustentáveis, ressaltando seus benefícios econômicos, ambientais e sociais – tripé sobre o qual o conceito é fundado. A regra 35, por exemplo, diz respeito ao deslocamento de produtos: "Selecionar materiais com processos produtivos locais ou regionais ao empreendimento, ou materiais que empreguem em sua distribuição meios de transporte com baixo impacto ambiental."
 Os organizadores justificam a criação do documento pela inexistência de um entendimento consolidado sobre a noção de sustentabilidade no País. "Nosso objetivo não é apresentar um manual ou guia, mas esclarecer e orientar de forma simples e direta,por meio de um elenco de condutas que, uma vez observadas, vão nortear decisões e práticas", diz o texto introdutório da obra.
 Há ainda um glossário explicativo sobre expressões comuns ao tema, como arquitetura bioclimática – referente à otimização do relacionamento da obra com o entorno, adequando as construções ao clima e às características locais. O PDF do caderno está disponível gratuitamente para download no site das entidades responsáveis pelo projeto.
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RS
Sinduscon-Teresina
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – ES
Sinduscon-Porto Velho
Abrainc
Sinduscon-DF
Sinduscon Sul – MT
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-MT
Sinduscon-PE
Assilcon
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea