Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/12/2016

SECONCI-SP anuncia os vencedores do 4º Prêmio SECONCI-SP

Entidade premia as melhores práticas em saúde e segurança do trabalho da construção civil do Estado de São Paulo

Premiação pioneira em homenagear práticas bem-sucedidas em canteiros de obras, a quarta edição do Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho apresentou ontem (24) os cases vencedores das empresas da construção civil do Estado de São Paulo. A solenidade teve a participação de 350 pessoas, entre as quais estiveram entregando prêmios os presidentes do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto; do Secovi-SP, Flávio Amary; do Departamento de Construção Civil da Fiesp, Carlos Eduardo Auricchio; do Sintracon-SP, deputado estadual Antonio Ramalho; e o vice-presidente executivo da Abrainc, Renato Ventura.

O presidente do Seconci-SP, Sergio Porto, destaca que, apesar da crise econômica, houve ampla participação das construtoras no certame. “No Brasil que lida com tantos problemas de saúde e acidentes de trabalho, essas empresas estão dando um banho de cidadania. Mostraram que a nossa indústria faz questão de construir em um ambiente de trabalho saudável e seguro”, afirma.

Empresas da construção civil de todo o Estado de São Paulo, divididas em sete regiões, inscreveram seus cases em três categorias: Controle de Perigos e Riscos no Canteiro (trabalhos em prol da segurança dos trabalhadores); Controle da Saúde no Canteiro (práticas exemplares de manutenção da saúde coletiva dos trabalhadores); e Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra (ações para minimizar os transtornos causados na vizinhança e que tem como objetivo diminuir o impacto no meio ambiente).

O Comitê Organizador concede ainda dois prêmios especiais: Trabalhador ou Trabalhadora Modelo, que escolheu o profissional mais comprometido com a saúde e segurança do trabalho e exemplo para os demais. O premiado nesta categoria foi Demerval Rodrigues de Oliveira, Mestre de Obras da Even Construtora. Já na categoria Personalidade do Ano, destinada a uma pessoa com grande representatividade no setor da Saúde e Segurança do Trabalho, selecionada pelo Conselho Deliberativo do Seconci-SP, o vencedor foi Walter Vicioni Gonçalves, diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP, além de membro do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A Comissão Julgadora do 4º Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho é composta por especialistas da Escola Politécnica da USP, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Feticom-SP, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), JDL Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Senai-SP, Sesi-SP, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE)-SP e Sintesp/Sintracon-SP.

Realizado pelo Seconci-SP em parceria com o SindusCon-SP (Sindicato da Construção) e organização da Garrido Marketing, a quarta edição da premiação contou com uma equipe de 20 técnicos que visitaram as obras, supervisionados pelo engenheiro do Seconci-SP Michel da Rocha Sotelo. As obras inscritas na categoria Perigos e Riscos no Canteiro representaram 60% do total; 22% se inscreveram em Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra, e 18% em Controle de Saúde.

A seguir, as obras premiadas:

Categoria: Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra

São Paulo e Região Metropolitana

Even Construtora – Obra Clube Jaçanã

Para um bom relacionamento com o entorno da obra, destacam-se algumas iniciativas como implantação da Ação Vizinhos e de ponto de coleta seletiva. Foram implementadas medidas para redução do consumo de água e energia, além de programas de gestão de resíduos e de controle de pragas. Também foi instituída uma galeria de pedestres e estabelecida uma frente de Responsabilidade Social, que realiza projetos sociais com a comunidade da vizinhança do canteiro.

Barretos, Franca e Ribeirão Preto

Grupo TAP – Obra Pagano Mirante do Bonfim Residencial

A obra promove a reciclagem do entulho classe A, que são os resíduos da construção que podem ser reutilizados ou reciclados na própria obra. Entre eles, figuram materiais cerâmicos, tijolos, azulejos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa, concreto e solos resultantes de obras de terraplenagem. Esses resíduos são segregados, triturados e reutilizados para a melhoria do canteiro. Para racionalizar a energia, promove a iluminação por meios naturais. Um lava-rodas também é utilizado para reduzir a sujeira nas vias públicas. E há ainda um sistema de captação da água da chuva para limpeza de canteiro e outras finalidades.

Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto

MRV Engenharia – Obra Parque Rio das Hortênsias – Ribeirão Preto

Para evitar poluição, há gestão de resíduos visando diminuir a sua geração e promovendo o uso racional de recursos naturais. Os resíduos gerados são segregados e corretamente destinados. Mais de 1.500 mudas de espécies nativas foram plantadas. Ruas e avenidas no entorno do empreendimento também foram urbanizadas, com soluções de paisagismo. Foram implementadas ainda ações como redução no consumo de madeira, e de racionalização do consumo de energia e água.

Itapeva e Sorocaba

CEAS Construtora – Obra Condomínio Ouro Verde

O cuidado com o meio ambiente incluiu o plantio de 720 mudas de árvores, como compensação pela remoção das 26 árvores existentes no terreno. O Programa de Gerenciamento de Resíduos disponibilizou locais para a separação de materiais recicláveis, encaminhados para destinações apropriadas. A utilização de canecas plásticas evitou o consumo de 132 mil copos plásticos. O Programa de Reciclagem de Entulho no canteiro conta com um triturador com capacidade de processamento de 34 toneladas por hora. Com isso, foi possível diminuir a deposição em locais inadequados, assim como minimizar a necessidade de extração de matéria-prima.

Campinas

MRV Engenharia – Parque Capricórnio

Destacam-se o controle de documentos e registros requeridos pela NBR ISO 14001, assim como aqueles determinados pela organização como sendo necessários para assegurar o planejamento, operação e controle eficazes dos processos associados aos aspectos ambientais. Houve o plantio de 1.763 mudas com área de cerca de 10 mil m² e a plantação de espécies arbóreas nativas. Uma unidade de educação infantil foi construída, bem como uma estação de tratamento de esgoto. Toda a infraestrutura viária foi feita com asfalto e passeio público, incluindo ainda acesso sob ferrovia, rotatória, redes de energia e ponto de ônibus.

Registro e Santos

Construtora Crego Painceira – Obra Residencial Barceló

A obra se destaca pela correta segregação de seus materiais em uso, coleta seletiva de seus resíduos e reaproveitamento da água de chuva. Para instituir uma boa relação com a vizinhança, concertos gratuitos abertos ao público foram realizados no canteiro e plantas e temperos, distribuídos à população local. A obra possui um tapume de interações, com coletor de pilhas, saquinhos para dejetos de cães, e obras de artes para serem levadas. Com isso, a construtora concretiza sua crença de que a melhora da sociedade provém do bom convívio social entre os cidadãos, que consequentemente cuidarão e usufruirão mais do espaço público, gerando maior segurança e respeito.

São José dos Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte

MPD Engenharia – Obra Prédio de Ciências Fundamentais ITA

Destacam-se a execução e a divulgação de portaria exclusiva independente para não interferir nas atividades da Força Aérea, bem como a sinalização viária até obra. Houve integração entre colaboradores, empreiteiros e Força Aérea sobre segurança do trabalho. Treinamentos, palestras e auditorias foram realizados pelo Senai. Cuidados com trabalhos em altura foram tomados. Cada empreiteiro recebeu treinamento específico em relação a seus riscos na prestação do serviço. A obra foi totalmente isolada com alambrados e duas portarias 24 horas. Mais de 700 mudas de espécie nativas e frutíferas foram plantadas em área de preservação ambiental.

Categoria: Controle de Perigos e Riscos no Canteiro

São Paulo e Região Metropolitana

Construtora Tecnisa – Obra Jardim das Perdizes

O mapeamento aéreo com drones permite estudar a evolução do canteiro, layout, máquinas, proteções e comportamento de risco com dinâmica e rapidez. Com isso, amplia-se o campo de visão das frentes de trabalho em relação aos riscos associados. As informações chegam para a engenharia em tempo real, facilitando e agilizando a tomada de decisões para eliminação ou neutralização dos principais riscos. A tecnologia é bem versátil, traz produtividade, detalhamento e dinamismo, podendo abrir várias frentes e diversificar a atuação. E ainda ajuda a garantir excelente nível de segurança e saúde, reduzindo acidentes do trabalho.

Barretos, Franca e Ribeirão Preto

Construtora R. Pagano – Obra Grand Palladium

Procedimentos de segurança são adotados de acordo com os riscos e as necessidades da obra, com programas de treinamento e capacitação para situações adversas. O controle do risco de queda em diferença de nível e de materiais na sacada dispõe de rede SQLA, linha de vida, guarda-corpo metálico em periferia e escadas, bandeja primária e secundária, tela de fachada, proteção no poço do elevador cremalheira e cancelas, dispositivo retrátil para evitar a queda do martelo do carpinteiro, proteção na ponta de vergalhões, shaft para passagem de materiais, além de pontos de ancoragem deixados em locais estratégicos para o uso de cinto de segurança.

Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto

Grupo Pacaembu – Obra Vida Nova Catanduva II

Em parceria com a engenharia, novas tecnologias foram desenvolvidas para controle dos riscos. Banheiros com conforto térmico foram disponibilizados para todos os colaboradores, assim como pontos de hidratação com isotônico e água, com bancos para descanso. A segurança inclui quadros elétricos dispostos com DR, aterramento de carcaça, bloqueio, tomada Steck identificando a voltagem por cores, diagrama unifilar e projeto da rede registrado. As áreas de vivência contam com jogos para entretenimento, área de vídeo, bancos para descanso e praças para recreação. O Programa IFS reconhece e premia os colaboradores de destaque em segurança do trabalho.

Itapeva e Sorocaba

Construtora Adolpho Lindenberg – Obra Trio By Lindenberg

Destacam-se as proteções coletivas, principalmente pela instalação de redes do sistema limitador de queda em altura, em conjunto com as redes sobre vizinhos, proteções metálicas nas sacadas, shafts e poços de elevador, além de telas de fachada, prevenindo acidentes. Há um investimento permanente na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, com planejamento, monitoramento constante e principalmente orientação diária dos colaboradores, buscando a conscientização e o comprometimento com a segurança e saúde de todos.

Campinas

Construtora Ferreira Guedes – Obra: DER Apiaí / Rodovia – Pavimentação

Destacam-se a sinalização viária de segurança e os controles operacionais em terraplenagem, pavimentação, concretagem, movimentação de cargas, entre outros. O canteiro dispõe de tanque aéreo de combustível e áreas de vivência. Para o controle de perigos e riscos há uma sistemática da Patrulha de Segurança do Trabalho, check list de máquinas, equipamentos e instalações, e inspeções de segurança e saúde no trabalho. Há ainda uma contínua necessidade de intervenção e controle do fluxo viário existente da rodovia, pela instalação de placas de sinalização, limitadores de velocidade, cones de sinalização, demarcadores e balizadores no leito trafegável. Há equipes preparadas para agir em emergências e diálogos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

Registro e Santos

Construtora Ferreira Guedes – Obra: DER São Vicente / Rodovia – Viaduto

Destacam-se os controles operacionais de segurança do trabalho em pavimentação, concretagem, movimentação e içamento de cargas, e trabalho em altura, entre outros. O canteiro dispõe de armazenamento adequado de produtos inflamáveis, áreas de vivência e central de carpintaria e armações de aço. Para o controle de perigos e riscos, há uma sistemática de permissão de trabalho, liberação de segurança dos andaimes e cimbramentos, Patrulha de Segurança do Trabalho, check list de máquinas, equipamentos e instalações, inspeções de Segurança e Saúde no Trabalho. Há também equipes preparadas para agir com procedimentos de emergência e realização do Diálogo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

Categoria: Controle de Saúde no Canteiro

São Paulo e Região Metropolitana

Even Construtora – Obra Quintas da Lapa / SESMT Vila Leopoldina

Destaca-se o Programa Viva Bem, voltado a todos os colaboradores. No canteiro, ele se traduz em uma área de vivência diferenciada e bem sinalizada, garantindo organização, limpeza, conforto e um ambiente saudável. Salientam-se algumas ações como: realização do perfil de saúde dos trabalhadores, gestão de doenças crônicas, controles e campanhas de conscientização para combate ao mosquito da dengue e Projeto Toalha. O Programa “Viva Bem 24 horas” é um canal de comunicação, por meio do qual o colaborador recebe atendimentos de psicólogos, assistentes sociais, advogados e especialistas em finanças para assuntos diversos.

Construtora Racional Engenharia – Obra Expansão Metrô Shopping Itaquera

A equipe de Saúde participa desde os treinamentos admissionais, integração e periódicos, das palestras mensais e promove o Diálogo Semanal de Saúde. Uma unidade móvel odontológica visita periodicamente o canteiro. Campanhas de vacinação, controles de pressão alta e glicemia são realizados. Destaque para a “Semana de Saúde” e a “Campanha de Saúde do Homem”. Também são realizados “Programas de Saúde” como o de “1ª e 2ª Opinião Médica”, “Assistência às Internações”, “Concierge Médico” e a “Avaliação Nutricional”. Auditorias externas são realizadas por equipe multidisciplinar, avaliando fornecedor de alimentação, documentações de Medicina do Trabalho, o ambulatório e seus procedimentos.

Barretos, Franca e Ribeirão Preto

MRV Engenharia – Obra Parque das Roseiras

O controle da saúde de todos os colaboradores é feito mediante acompanhamento dos exames médicos ocupacionais, desde a admissão. Também são realizadas campanhas de vacinação. A construtora disponibiliza áreas de vivência e fornece alimentação adequada. Periodicamente, promove palestras sobre prevenção de doenças e drogas. Realiza ainda o controle da saúde bucal em parceria com o Seconci-SP. E vai além, oferendo uma escola de alfabetização.

Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto

Grupo Pacaembu – Obra Vida Nova Fraternidade

São realizadas campanhas de vacinação periódica, palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, dengue e outras. Há treinamentos de combate a incêndio e atendimento de primeiros socorros, com campanhas que se estendem aos colaboradores da administração. Pontos de hidratação com água e isotônico são disponibilizados, com bancos para descanso. Há um programa de dedetização no canteiro, contra vários tipos de pragas, bem como análises da potabilidade da água. O refeitório é higienizado periodicamente, com combate a insetos. A empresa fornecedora dos alimentos é fiscalizada por nutricionista, com a verificação das instalações e da documentação. As áreas de vivência contam com jogos, área de vídeo e praças para recreação.

Campinas

Construtora Odebrecht – Obra Royal Campinas

O “Programa Saúde Viver” conjuga ações preventivas, exames clínicos e um completo plano de comunicação. Monitora a hipertensão arterial e o diabetes dos profissionais e realiza treinamentos e campanhas de conscientização sobre tabagismo, alcoolismo, drogas, controle de colesterol, alimentação saudável e combate à obesidade. Também são abordados temas de acordo com datas comemorativas ou época do ano, como doenças sexualmente transmissíveis, gripe, qualidade de vida, vacinação, controle de dengue, saúde auditiva e ergonomia. Para envolver os profissionais, a empresa distribui folhetos informativos, fixa cartazes nos murais e realiza palestras educativas.

Premiações Especiais

Trabalhador ou Trabalhadora Modelo

Mestre de Obras Demerval Rodrigues

Há 8 anos e 6 meses trabalhando como mestre de obras na Even, Demerval atuou em seis empreendimentos, sendo referência e exemplo em segurança no trabalho. Em quatro destes empreendimentos, teve o melhor desempenho, conquistando o 1º lugar do concurso de segurança interno da construtora. Ele contribuiu com a implantação de sistemas como linha de vida nas sacadas e varal de segurança. Demerval trabalha desde 1970 na construção civil e nunca foi vítima de acidente do trabalho. Nos canteiros de obras, mantém um ambiente seguro e saudável, diminuindo a ocorrência de acidentes e incidentes, bem como mantendo as áreas de vivências conforme os padrões internos e sendo referência na construção civil. Demerval Rodrigues de Oliveira, mestre da obra Quintas da Lapa, definitivamente atua como trabalhador modelo da empresa.

Personalidade do Ano

Walter Vicioni Gonçalves

Diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP, além de membro do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Walter foi escolhido pelo Conselho Deliberativo do Seconci-SP por seus relevantes serviços prestados à construção civil na área de saúde e segurança do trabalho. Seu apoio assegurou o sucesso de uma série de programas de aumento da qualidade de vida do trabalhador do setor. Entre estes, figuram o Programa SindusCon-SP de Segurança, o Programa de Elevação da Escolaridade do sindicato, o ConstruSer e a Megasipat, estes também realizados com o Sesi-Senai, em parceria com o Seconci-SP.

(Com informações do Sinduscon-SP)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BNU
Ademi – PR
ADEMI – BA
SINDICIG
Sinduscon-RN
SECOVI-SP
Sinduscon-AM
Sinduscon-RS
Sinduscon-PE
Assilcon
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-CE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea