Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/04/2012

Saneamento distante do povão

"Cbic"
09/04/2012 :: Edição 293

 

Jornal do Commercio PE/PE 08/04/2012
 

Saneamento distante do povão

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não tem feito jus ao nome quando o assunto é saneamento. Estudo inédito do Instituto Trata Brasil mostra que apenas 7% ou oito de 114 obras voltadas às redes de coleta e sistemas de tratamento de esgotos em municípios com mais de 500 mil habitantes estavam concluídas em dezembro de 2011. O levantamento aponta ainda que 60% estão paralisadas, atrasadas ou não foram iniciadas. Os dados foram fornecidos por Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Sistema Integrado de Informação Financeira do Governo Federal (Siafi) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nas 114 obras, foram investidos R$ 4,4 bilhões.
 O País avança devagar. Cinco anos é um prazo razoável, mas o PAC 1 foi lançado em 2007 e não temos 10% das obras concluídas em 2011. Houve deficiência grande na qualidade dos projetos enviados ao governo federal e muitos tiveram que ser refeitos. O problema teria sido menor se, antes de enviar os projetos, as prefeituras, companhias de saneamento e estados tivessem sido qualificados , diz Édison Carlos, presidente do Trata Brasil.
 A cadeia produtiva do saneamento estava desmobilizada até o PAC, e nessa cadeia entram os governos, empresas e também projetistas e consultores de obras, para você projetar grandes obras, precisa de uns dez anos de experiência, e não havia essa experiência porque até o PAC não havia recursos para essas áreas. Então, quando chegaram os recursos, todos quiseram aproveitar. E mandaram os projetos que estavam na prateleira , conta Walder Suriani, superintendente-executivo da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe).
 Por e-mail, o Ministério das Cidades reconhece que  os principais entraves estão na baixa qualificação dos projetos técnicos e na própria capacidade de gestão dos órgãos executores . Diz ainda que 14% das 114 obras já tiveram seus  contratos concluídos .
 A maioria dessas obras do PAC passa pelas concessionárias e empresas estaduais: segundo a Aesbe, dos 5.565 municípios, cerca de 4 mil têm o saneamento gerido por essas empresas. E, na avaliação de Suriani, o ritmo de execução das obras só começa a se normalizar em pelo menos cinco anos.
 Segundo o Trata Brasil, o Norte tem 100% das obras do PAC paralisadas, seguido por Centro-Oeste (70%) e Nordeste (34%). O Nordeste tem ainda o maior percentual de obras atrasadas: 49%. Quando somadas as paralisadas, atrasadas e não iniciadas, a pior situação é a do Centro-Oeste, com 90% das obras nessas categorias. Em seguida, aparece o Nordeste, com 88%. Já o Sudeste, região que mais avançou entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011, tem apenas 13% das obras concluídas.
 Para a manicure Patricia Vieira, o atraso é mais do que uma porção de números. Moradora do Centro de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, ela vive numa casa onde o banheiro não tem descarga e o esgoto vai in natura para o valão, que um dia foi um rio.
 Preferia o banheiro funcionando. Tem também o problema da chuva. Com 15 minutos, o valão transborda e invade as casas. Já perdi todos os móveis, e tenho que conviver com ratos, lacraias e mosquitos , conta Patricia, que cumpre um ritual toda vez que sai:  Coloco peso no vaso sanitário e nos ralos e deixo a chave com o vizinho, que corre aqui se chover .
 A vida de Patricia podia ser melhor. O Centro de Caxias e os bairros Laguna e Dourados e Parque Lafaiete serão beneficiados pela obra intitulada Construção de Sistema de Coleta e Transporte de Esgotamento Sanitário da Pavuna. Mas, em dezembro de 2011, a obra estava atrasada e, em 2010, não iniciada.
 Presidente da Cedae, no Rio, Wagner Victer explica que a obra é para  beneficiar a Baía de Guanabara  e que o governo do estado iniciou com recursos próprios obra similar, em fevereiro de 2011, o que fez com que o atraso  não trouxesse prejuízo :  O Centro de Caxias, Parque Lafaiete e Dourados (Laguna e Dourado) serão alguns dos beneficiados pela obra. Mas a obra que o governo do estado já faz vai tratar mais esgoto que a do PAC, que quando ficar pronta será um plus à nossa. As obras do PAC têm mais burocracia. Do ponto de vista da segurança do administrador, isso é bom .
 Há 15 anos morando no Laguna e Dourados, Élcio Viana ficou cheio de esperança quando os  homens do PAC chegaram há uns 2 anos :  Eles reviraram o valão, tiraram umas famílias e deixaram entulho. Daí, abandonaram tudo .
 O que Élcio não sabe é que o bairro em que vive conta com duas obras do PAC: a que ele viu começar e não ir adiante   Urbanização Vila Nova e Vila Real   e a que o Trata Brasil constatou que estava atrasada .
 Duas obras? A realidade é que o esgoto vai direto para o valão. Minhas filhas não podem brincar na rua e vivem com dor de barriga , conta Élcio.
 O atraso no PAC ganha contornos piores quando confrontado com o Atlas de Saneamento 2011, do IBGE. Em 2008, 55,1% dos municípios tinham coleta de esgoto   avanço de 2,9% se comparado com 2000. O menor índice estava no Norte: 13,3%. Já o Sudeste tinha 95,1% .
 São dois países. Para mudar não bastam dinheiro e obras. Precisa melhorar a gestão , diz Cassilda de Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – SE
Sinduscon-SF
Sinduscon-RIO
Sinduscon-MA
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-PB
Sinduscon-SE
Ademi – AL
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-TAP
ADEMI – BA
Sinduscon-MT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea