Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/02/2012

Salários têm reajuste de 8,1% na Grande SP em 2011

"Cbic"
13/02/2012 :: Edição 268

 

BOL – Notícias/BR 12/02/2012
 

Salários têm reajuste de 8,1% na Grande SP em 2011

 Trabalhadores da Grande São Paulo tiveram reajuste de 8,1% no ano passado, mostra pesquisa do Datafolha com 130 empresas. O índice supera a inflação do período, de 5,8%, segundo o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
 Quem mais ganhou foram profissionais da construção civil, com aumento de 10%. A maior oferta de crédito imobiliário e o aumento no nível de formação influenciaram a alta, diz Carlos Martins, vice-presidente da Cbic (câmara da indústria de construção).
 "Hoje, os salários estão condizentes com a qualificação", considera o engenheiro Marcio Oliveira, 63. O comércio ficou em segundo lugar (9,59%), seguido por indústria (8,18%).
 O ritmo de abertura de negócios e de aumento de investimentos em empresas de médio e grande portes movimentou o mercado em auditoria. Nesse cenário, gerentes da área tiveram o maior aumento salarial em 2011 entre gerentes e diretores.
 O Brasil tem despontado globalmente no mercado de capitais, justifica Eduardo Pocetti, presidente do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil). Mas o espaço para novos profissionais "ainda é pequeno", diz.
 Nessa parcela está Igor Estrada Gouvêa, 31, que trabalha desde 2003 na área. Hoje gerente de auditoria, ele afirma haver oportunidades crescentes para quem tem intenção de atuar nesse segmento.
 O momento é bom para os que "se prepararam adequadamente". Gouvêa, que é economista, buscou qualificação por meio de cursos e certificações internacionais.
 
 NA LANTERNA 
 Dentre os cargos de liderança, quem saiu perdendo no ano passado foram os diretores de RH, que tiveram o menor aumento. "A área passou por estruturação e foi enxugada", afirma Leyla Nascimento, presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos).
 A diretora de RH da Marte Científica, Anneliese Malschitzky Rocha, 28, que teve 10% de reajuste salarial em 2010, não recebeu aumento no ano passado devido a investimentos na empresa de medidores analógicos.
 "Com o crescimento [da companhia], serei melhor remunerada neste ano", prevê.
 
 METODOLOGIA 
 
 A pesquisa Datafolha contempla 130 empresas de médio e grande portes e 350 cargos na Grande São Paulo. Essas companhias informam os salários pagos (sem incluir prêmios, benefícios, comissões e horas extras). Mensalmente, o Datafolha coleta os índices de reajuste (antecipações, aumentos reais, acordos e dissídios) 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PB
Sinduscon-ES
Sinduscon-BNU
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-MS
Sinduscon-Mossoró
ASEOPP
Sinduscon Sul – MT
SECOVI- PB
Assilcon
Ademi – RJ
Sicepot-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea