Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

31/07/2012

Rumo a sutentabilidade

"Cbic"
31/07/2012 :: Edição 370

Jornal Estado de Minas – 31/07/2012

rumo a sustentabilidade

A Rio+20 foi um marco da consolidação das empresas no palco principal do debate sobre sustentabilidade, ao lado dos governos e da sociedade. É uma conquista histórica, principalmente quando se leva em consideração que há 20 anos, na Rio 92, o setor empresarial era considerado um vilão. No entanto, esse reconhecimento ainda não alcançou a sociedade como um todo, principalmente os jovens, como se pôde ver na Cúpula dos Povos, em que as empresas ainda eram encaradas como forças negativas contra a sustentabilidade. Aproximar empresas e sociedade e fazer com que as pessoas queiram estar perto do setor empresarial, não só para fiscalizar, mas também para ajudar a construir o caminho para a sustentabilidade, é um dos desafios desse período pós-conferência. Mais de 300 compromissos individuais de empresas foram registrados no site da ONU por meio da parceria entre o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, na sigla em inglês) e o Pacto Global. Outras se comprometeram com as plataformas transformadoras das Nações Unidas, como a Energia Sustentável para Todos, o Desafio de Fome Zero, a Plataforma da Indústria Verde e o Instituto Global de Crescimento Verde.

Grandes corporações, instituições de investidores e governos desenharam um arcabouço para negócios inclusivos e cinco bolsas de valores mundiais, com 4.600 empresas, assumiram compromisso público para a promoção de investimentos sustentáveis. No setor agrícola, 16 empresas lançaram princípios voluntários de boas práticas e políticas para a agricultura sustentável; 45 executivos enviaram um comunicado para os governos visando à melhor gestão dos recursos hídricos; 400 executivos aderiram aos Princípios de Empoderamento das Mulheres; 26 universidades endossaram a Declaração do Ensino Superior, que visa incorporar a sustentabilidade no ensino, pesquisa e gestão. Também merecem destaque os 10 compromissos assumidos pela Rede Brasileira do Pacto Global, com a adesão de aproximadamente 200 executivos; e a criação do Centro Mundial de Desenvolvimento Sustentável Rio+ (Centro Rio+), uma ação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Ministério do Meio Ambiente, com o apoio de dezenas de entidades, incluindo o CEBDS.

O caminho será lento se empresas, sociedade e governos trilharem percursos separados. Por isso, a contribuição do CEBDS na Rio+20 foi o Visão Brasil 2050, um documento que convida todos esses atores a buscar o melhor caminho. É uma plataforma de diálogo que, a partir de nove temas, apresenta o que deve ser feito para que o país se torne um país sustentável até 2050. Um país que terá combatido a corrupção, terá saneamento básico, educação de qualidade, será destaque em inovação e que até 2020 terá conseguido dar valor real aos seus produtos e serviços. Bastar ter vontade de fazer diferente.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-AL
Sinduscon – Vale do Piranga
Sicepot-PR
Sinduscon-RO
Sinduscon-SE
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-Vale do Itapocu
SINDUSCON – SUL
ADEMI – BA
Ademi – GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea