Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/06/2014

Rodrigo Rollemberg critica 'excesso de burocracia' na construção civil

"Cbic"
11/06/2014

Agência Senado

Rodrigo Rollemberg critica 'excesso de burocracia' na construção civil

Da Redação e Da Rádio Senado

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) criticou nesta segunda-feira (9) o “exagero de burocracia" que afeta a construção e a aquisição da casa própria, aumentando em até 12% o valor final do imóvel para o proprietário, segundo dados do Sindicato das Empresas de Construção Civil do Distrito Federal  e da Associação do Mercado Imobiliário do DF.

O senador acrescentou que isso equivale a R$ 18 bilhões por ano, considerando-se os financiamentos com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e da caderneta de poupança, com base na média das unidades novas entregues anualmente.

Trata-se, segundo Rollemberg, de um custo extra pago pela sociedade. Além disso, alertou, a burocracia atrasa também a entrega da casa própria.

Dos cinco anos que o imóvel financiado pelo FGTS pode levar para sair do papel, ou seja, do projeto à entrega, dois anos são consumidos apenas pelos problemas burocráticos, disse o senador, que citou como exemplo a demora na aprovação dos projetos pelas prefeituras, falta de padronização dos cartórios e ainda falta de infraestrutura de água, luz e esgoto.

– No DF hoje diversas pessoas que compram imóveis em setores novos da cidade vivem problemas graves, porque o empreendedor constrói o prédio, mas a companhia de água de Brasília ou a companhia de luz não faz a ligação de luz no período acordado. Atrasa seis, oito, dez meses. Isso gera um conflito porque a pessoa acaba acionando o construtor no Procon. E o cidadão, que poderia já estar morando há seis meses, oito meses, um ano tem uma despesa extra de pagamento de aluguel – alertou o senador.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-DF
Sinduscon-SP
Ademi – PR
SECOVI-GO
Sinduscon-BC
Sinduscon-MS
Sinduscon-PB
ASSECOB
Sinduscon-PA
Sicepot-RS
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-JF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea