Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/04/2020

Respiradores hospitalares, consertados pelo Senai, voltam a Macapá

Operação conjunta entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as Forças Armadas no combate ao coronavírus (Covid-19) em todo o país está levando de volta ao Amapá 10 respiradores hospitalares consertados pelo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), do Senai-MG. Quase 200 aparelhos já foram devolvidos.

Com o remanejamento da malha aérea brasileira, durante o período de pandemia, Macapá (AP) está recebendo apenas um voo comercial semanal, às quintas-feiras, na linha Brasília/Macapá, Macapá/Brasília. Além disso, a capital do Amapá não tem ligação terrestre com nenhuma outra capital brasileira. Com a dificuldade de logística, o Senai e as Forças Armadas estão trabalhando para transportar os equipamentos que podem salvar vidas no estado.

“O Senai possui hoje a maior rede de apoio à inovação e ao aumento de produtividade na indústria, que está sendo colocada à disposição de toda sociedade brasileira neste momento em que o Brasil e o mundo enfrentam um grave problema”, explica o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

 

Força-tarefa para conserto de respiradores

Até agora, o Senai recebeu 1.229 ventiladores pulmonares. Ao todo, 194 já foram devolvidos. Cerca de 655 já estão em manutenção, 119 em calibração e 195 em triagem. O esforço faz parte de uma rede voluntária articulada pelo Senai com grandes indústrias e instituições foi criada para consertar ventiladores pulmonares que estão sem uso em todo o país.

A Iniciativa + Manutenção de Respiradores, com pontos de manutenção gratuita em 19 estados, tem a participação de unidades do Senai e dos parceiros ArcelorMittal, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors, Honda, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e POLI-USP, Jaguar Land Rover, Mercedes- Benz do Brasil, Moto Honda, Renault, Scania, Toyota e Vale.

A ação conta com o apoio do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin). Além de realizar a manutenção, o Senai treinou os funcionários dos parceiros.

Os hospitais que possuem respiradores parados podem solicitar o serviço no Senai e a instituição ajuda interessados a encontrar os endereços dos pontos de manutenção. Para os locais onde não há pontos de reparo, há a possibilidade de enviar os equipamentos a pontos de reparo.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

(Com informações do Senai Nacional)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASSECOB
ADEMI – BA
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-PA
Sinduscon-TO
AELO
ANEOR
Sinduscon-PB
ASEOPP
Sinduscon – Vale
Sinduscom-NH
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea