Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/07/2012

RDC não é um bom método para licitações, diz presidente do Sinaenco-SP

Por Lucas Marchesini e Edna Simão | Valor

O presidente do Sindicato de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) de São Pulo, João Roberto Bernasconi, criticou o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) no seminário “Novos Paradigmas da Engenharia Brasileira”, realizado na tarde desta terça-feira pelo Valor Econômico.
Segundo Bernasconi, o país “ficou 40 meses sem fazer nada e depois percebeu que a Copa do Mundo estava chegando”. Ele afirmou, porém, que priorizar a velocidade da construção ou um menor preço da obra é um erro. “Não dá para se ter tudo ao mesmo tempo, o bom, barato e rápido.”

“É necessário implementar a cultura do planejamento com a exigência de projetos executivos de qualidade”, disse Bernasconi. De acordo com ele, o preço do projeto corresponde a 1% do valor da obra como um todo, incluindo a manutenção.

Como possíveis soluções, sugere tempo de antecedência adequado entre a licitação e a obra, prazos adequados para a sua realização e um novo critério para a seleção dos projetos. E propôs duas alternativas durante o seminário.

A primeira seria julgar a melhor técnica de realização da obra. A segunda agregaria um componente de menor preço, mas com menor peso, em uma fórmula 80%/20%, onde a predominância ficaria para a melhor técnica. “Isso possibilitaria uma economia de recursos públicos e mais conhecimento sobre a obra, o que não deixaria o construtor entrar em uma loteria”, afirmou.
 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MG
Ademi – DF
Sinduscon-TO
Sinduscon-PB
SECOVI- PB
Sinduscon-RS
Sinduscon-AC
Sinduscon-Oeste/PR
Assilcon
Sinduscon-ES
SECONCI BRASIL
Sinduscon – Vale
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea