Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/11/2019

Radar Trabalhista: e-Social substitui Livro de Registro de Empregados

Radar T

A edição 118/2019 do Radar Trabalhista CPRT/CBIC, com matérias publicadas de 28 de outubro a 1º de novembro, destaca que as anotações na carteira de trabalho e o registro eletrônico de empregados vão ficar mais fáceis. A Portaria nº 1.195, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, publicada sexta-feira (1º), no Diário Oficial da União (DOU), permite o registro por meio das informações prestadas ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Para substituir o livro de registro dos empregados pelo eSocial, os empregadores devem optar pelo registro eletrônico dos trabalhadores. Os que não fizerem essa opção devem continuar com o registro em meio físico. E, neste caso, vão ter um ano para adequarem os documentos ao conteúdo previsto na regra.

Dados presentes no eSocial também vão abastecer a Carteira de Trabalho Digital. Dessa forma, o empregador que prestar as informações para o registro de empregados no prazo correspondente não vai precisar fazer o mesmo trabalho para anotar na carteira. Para o trabalhador, todas as informações estarão disponíveis pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Além do livro de registros e da carteira de trabalho, as informações prestadas ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e à Relação Anual de Informações Sociais (Rais) também serão substituídas pelo eSocial.

O boletim integra o projeto ‘Radar Trabalhista de Segurança e Saúde no Trabalho/RT’ da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Sesi Nacional.

Veja a íntegra de matéria sobre o assunto.

Veja o Radar Trabalhista CPRT/CBIC n° 118/2019 e as edições anteriores do boletim no site da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC.

 

(Com informações do Ministério da Economia)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon PR – Noroete
Ademi – GO
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-AM
Sinduscon-PB
Sinduscon-Brusque
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-RN
Sinduscom-SL
SECOVI-PR
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-DF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea