Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/02/2021

‘Quintas da CBIC’ apresentou a ferramenta de big data Geobrain

Hoje a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou, no ‘Quintas da CBIC’, a expectativa do setor de imóveis para 2021 e a plataforma digital Geobrain, que é uma base de dados dos empreendimentos imobiliários existentes no País, dentro do tema “Mercado Imobiliário: plataforma de inteligência e previsões para 2021”.

O sócio-diretor da Brain, Fábio Tadeu Araújo, iniciou a live apresentando dados do mercado imobiliário de 2020 que reiteraram a importância do setor da construção para a economia. “O financiamento imobiliário aumentou em 2020, em relação a 2019. Foram 427 mil imóveis financiados em comparação com 298 mil, o que representou uma alta de 76%”.

Celso Petrucci, presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, e participante do debate, lembrou de que no segundo semestre de 2020 houve uma importante alta nos preços dos materiais de construção, mas que ainda assim a expectativa é positiva para 2021. “Apesar da pressão com a alta dos custos dos materiais, os preços dos imóveis não devem subir em 2021, pois a fonte de renda das pessoas não aumentou”, complementou o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Fábio Tadeu informou, inclusive, que o aumento dos preços dos materiais não abalou as vendas em 2020, apesar de ser um dos temas mais preocupantes no setor. “As vendas realizadas em 2020 foram de imóveis que já estavam prontos, ou seja, foi vendido ‘estoque’ ”, explicou.

O representante da Brain fez uma demonstração, em tempo real, da plataforma da base de dados de empreendimentos imobiliários, a Geobrain. Fábio Tadeu explicou que é possível saber quais são os empreendimentos existentes a partir da busca por endereço, por exemplo, em um determinado local, o que permitirá ao usuário entender como é a região e o entorno dela.

A assinatura da Geobrain é mensal e é possível o seu uso pelo celular. A Brain disponibiliza uma equipe de suporte para dirimir dúvidas dos usuários e atualmente conta com 11 mil empreendimentos ativos na plataforma.

Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, comentou sobre a importância dessa ferramenta não só para as incorporadoras, para o mercado imobiliário, mas também para a indústria de materiais de construção e outros provedores desses materiais e serviços.

“Essa plataforma faz parte da estratégia da CBIC de apresentar o que há de melhor para as empresas”, finalizou o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

O tema tratado no ‘Quintas da CBIC’ tem interface com o projeto ‘Melhorias no Mercado Imobiliário’ da CHIS e CII da CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Assista a íntegra da transmissão aqui

Clique aqui para fazer o download da apresentação da Brain.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MA
Sinduscon-BC
Ademi – RJ
ASSECOB
Sinduscon-Mossoró
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Ademi – ES
Sinduscon-Vale do Itapocu
SECOVI-GO
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-RO
Sicepot-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea