Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/07/2016

QUEDA NA ATIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL DESACELERA NO MÊS DE JUNHO, MOSTRA SONDAGEM DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Com baixa demanda, o setor reduz o número de empregados e enfrenta elevada ociosidade. Pessimismo dos empresários desestimula investimentos.

O ritmo de queda da atividade na construção civil desacelerou em junho. Mesmo assim, continua muito abaixo do usual. O setor continua demitindo e enfrenta a elevada ociosidade, informa a Sondagem Indústria da Construção de junho. A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, 21 de julho, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), mostra que o índice de evolução da atividade no setor ficou em 41,2 pontos em junho. Embora ainda esteja abaixo dos 50 pontos, o indicador acumula uma alta de 7,9 pontos em relação a dezembro de 2015.

Apesar da pequena reação, o nível de atividade em relação ao usual para o mês de junho ficou em 27,2 pontos, pouco acima do valor mínimo da série registrado em fevereiro deste ano, que foi de 25,3 pontos. O índice de evolução do número de empregados ficou em 38,1 pontos, valor 5,1 pontos maior do que o registrado em dezembro do ano passado. Os indicadores variam de zero a cem pontos. Quando estão abaixo de 50 pontos indicam resultados negativos, e quanto mais abaixo dos 50 pontos, maior é a queda.

Com atividade em queda, a indústria da construção está com quase metade das máquinas e equipamentos parados. O nível de utilização da capacidade de operação do setor foi de 56% em junho, 4 pontos percentuais inferior à do mesmo mês do ano passado.

Diante desse cenário, os empresários continuam pessimistas. Os indicadores de expectativas para os próximos meses em relação ao nível de atividade, aos novos empreendimentos e serviços, à compra de matérias-primas e ao número de empregados ficaram abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Isso mostra que os empresários esperam novos resultados negativos nos próximos seis meses. As expectativas pessimistas desestimulam os investimentos. O índice de intenção de investimento ficou em 25,3 pontos em julho. Quanto mais baixo o índice, menor é a disposição dos empresários para investir.

OBSTÁCULOS – O principal problema enfrentado pelas empresas do setor no segundo trimestre do ano foi a falta de compradores. A demanda interna insuficiente, com 36,7% das assinalações, alcançou a primeira posição do ranking das dificuldades do setor. Em seguida, com 34,7% das respostas, apareceu a elevada carga tributária e, em terceiro, com 34,2% das menções, a alta taxa de juros. Parcela significativa dos empresários cita ainda a inadimplência dos clientes, a falta de capital de giro e o excesso de burocracia como entraves às atividades da construção.

A pesquisa mostra ainda que permanece a insatisfação com as condições financeiras e com a margem de lucro. No segundo trimestre, o índice de satisfação com a margem de lucro alcançou 30,6 pontos, enquanto o de satisfação com a situação financeira ficou em 34,2 pontos.  As empresas enfrentam ainda grandes dificuldades de acesso aos financiamentos bancários. O indicador de facilidade de acesso ao crédito alcançou 26,3 pontos, muito abaixo da linha divisória de 50 pontos.

O levantamento foi feito entre 1º e 13 de julho com 608 empresas, das quais 201 são de pequeno porte, 270 são médias e 137 são de grande porte.

Clique aqui e confira a íntegra da pesquisa.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JP
Ademi – AL
Ademi – PE
Ascomig
Sinduscon-PB
Sinduscon-JF
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon Chapecó
Ademi – SE
Sinduscon-AM
Sinduscom-SL
Sinduscon-MS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea