Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/12/2017

Publicadas ABNT NBR 15270:2017 Partes 1 e 2, Componentes Cerâmicos – Blocos e Tijolos para Alvenaria

A ABNT publicou no dia 29/11/17 as normas: ABNT NBR15270-1:2017 Componentes cerâmicos – Blocos e tijolos para alvenaria- Parte 1: Requisitos e ABNT NBR15270-2:2017 Componentes cerâmicos – Blocos e tijolos para alvenaria- Parte 2: Métodos de ensaios. A parte 1 tem como objetivo especificar os requisitos dimensionais, propriedades físicas e mecânicas de blocos e tijolos cerâmicos a serem utilizados em obras de alvenaria com ou sem função estrutural e executadas de forma racionalizada ou não e a parte 2, especifica os métodos para a execução dos ensaios dos blocos e tijolos cerâmicos estruturais e de vedação. Foram revisadas pelo Comitê Brasileiro de Cerâmica Vermelha (ABNT/CB-179).

Houve grande mudança nos textos normativos à medida que foram incorporadas as diretrizes normativas de Blocos e Tijolos Cerâmicos, de forma que estas novas versões foram estruturadas agregando todos Componentes Cerâmicos para alvenaria.

Estas publicações cancelam, passando a incorporar os conteúdos, as ABNT NBR 7170, ABNT NBR 6460 e ABNT NBR 8041 de Tijolos cerâmicos e a ABNTNBR15270-3 de Blocos cerâmicos. Também atualizam os textos da 15270-1 e 2 de 2005.

Um grande ganho com estas revisões foi a inclusão das diretrizes para o sistema de Alvenaria Racionalizada. Foram definidas especificações para os blocos, componentes e procedimentos normalizados, utilizados na execução da Alvenaria Racionalizada.
Ocorreu ainda a revisão da classificação de comercialização dos Blocos e Tijolos Cerâmicos, o que já deve ser observado e cumprido pelo mercado.

Ressaltamos que o Eng. Lydio Bandeira de Mello, consultor técnico do Sinduscon-Rio e representante do GANT/ COMAT participou da Comissão de Estudos que revisou a Norma.

Acesse aqui o Catálogo ABNT onde as normas já estão disponíveis para aquisição.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MS
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-SF
Sinduscon-PA
Sinduscon – Vale
Sinduscon-MG
Sinduscon-PR
APEMEC
Sinduscon-Teresina
Sicepot-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea