Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/08/2012

Pneu na construção

"Cbic"
09/08/2012 :: Edição 376

Jornal Estado de Minas – 09/08/2012

PNEU NA CONSTRUÇÃO

Um pneu automotivo tem vida útil de cinco anos. No meio ambiente, demora 600 anos para se decompor. A reciclagem evita a poluição, ajuda em questões de saúde pública, como na reprodução do mosquito da dengue, e ainda pode representar uma oportunidade de negócios. Descoberto pelo setor da construção civil, o material vem sendo cada vez mais usado em variadas situações, desde pisos drenantes a manta acústica.

Uma novidade é o piso ecológico Play 50, desenvolvido pela Aubicon, uma empresa de Extrema, no Sul de Minas. Com 50 milímetros de espessura e um metro quadrado, a produção de cada unidade tira seis pneus do meio ambiente. O piso oferece redução de impacto para tombos de até 1,2m e é muito usado em playgrounds, haras e pistas de caminhada. O teste crítico de altura tem aprovação de acordo com as normas europeias. Por ser drenante, permite a passagem de água pelo próprio piso e entre as placas e ainda tem propriedades antiderrapantes.

Segundo Cássia Bretones, gerente comercial da empresa, uma criança que tiver uma queda de 1,2m de altura não sofrerá danos se o piso for Play 50. Já no haras, o uso visa evitar danos nas articulações dos animais, já que diminui o impacto no treinamento de equinos. Na Europa, é usado também para a otimização da criação de gado leiteiro. "Descobriu-se que o animal produzia mais leite se, ao ficar em pé e parado na ordenha, tivesse um piso confortável", revela a gerente. A empresa já conta com muitas construtoras e arquitetos como cliente, principalmente para uso em playgrounds e academias de condomínios.

O processo de fabricação da placa leva 24 horas. Os grânulos de borracha recebem pigmentação e são batidos, indo, em seguida, para a forma, quando recebem um produto químico aglomerante e são prensados em alta temperatura. "Mas não há vulcanização, que é um processo que polui. Queremos um produto ecológico", afirma Cássia. Até o fim do ano, a empresa pretende alcançar a marca de 1 milhão de pneus reciclados.

MANUTENÇÃO

Isso só será possível porque a empresa usa a borracha de pneu em todos os seus produtos. O Play 25, existente há mais tempo, tem uso semelhante ao do Play 50, mas com espessura de 25 milímetros. Tem, portanto, menor capacidade de absorção de impacto e aplicação diferente, precisando ser colado no piso. O Duplo T é um piso intertravado, mais indicado para áreas arredondadas. A manutenção é outro ponto positivo, já que, para limpar, basta usar vassoura de cerdas médias, água e sabão. Pode ser utilizado jato de água movido a pressão, desde que seja com pressão moderada. Não se deve aplicar nenhum produto químico, que poderia descolorir o produto.

A Aubicon fabrica ainda mantas acústicas ecológicas. O produto deve ser aplicado na construção de edifícios, entre as lajes. Serve para evitar ruídos entre apartamentos. "O avanço da construção civil permite a montagem de lajes mais esbeltas e econômicas, porém mais sensíveis a ruídos de impacto. Nossas mantas acústicas são uma solução muito versátil para esse problema", garante Cássia. Com a instalação da manta entre a laje e o contrapiso, cria-se um piso flutuante de sistema vibratório com amortecimento.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI-AM
Ademi – SE
Sinduscon PR – Noroete
APEOP-SP
Sinduscon-RN
Sinduscon-RO
Sinduscon-MT
Ademi – ES
SECOVI-SP
ANEOR
Sinduscon-SM
Ascomig
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea