Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/03/2020

Covid-19: Planos de normalização setorial sofrem alteração

Em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19), considerando as recomendações das autoridades competentes e em comprometimento com os profissionais colaboradores, os Comitês e Comissões Especiais de Estudo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) cancelaram as reuniões presenciais previstas nos Planos de normalização setorial para março e abril. A equipe da ABNT seguirá com suas atividades em home office e escala, com horário especial de funcionamento das 9h às 16h, conforme divulgado em seu site.

Conforme levantamento realizado pela CBIC, algumas Comissões optaram por manter as reuniões, restringindo-as à participação remota via web conferência. Foi o caso da Comissão de Estudo Especial de Esquadrias (ABNT/CEE-191), que se reuniu no dia 19/03 para tratar do Projeto de Norma “Esquadrias para edificações – Parte 7: Esquadrias externas – Métodos de ensaio para avaliação de esquadrias instaladas”.

Outras comissões estudam a possibilidade de retomar os trabalhos à distância caso não possam fazê-lo presencialmente a partir de maio.

A engenheira Inês Battagin, superintendente do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (ABNT/CB-018), explica que é perfeitamente possível continuar os trabalhos do Comitê por meio de reuniões remotas, desde que sejam agendadas salas virtuais na ABNT, que utiliza a ferramenta Zoom para web conferências, permitindo o registro/gravação do que ocorre nas reuniões e desde que sejam observadas algumas peculiaridades da organização de uma reunião virtual:

  • a pauta deverá ser previamente estabelecida (evitar a introdução de assuntos não previstos);
  • textos de apoio preparados e previamente enviados;
  • regras claras para manter uma boa conexão e de preferência microfone desligado enquanto outra pessoa está falando para todos;
  • critérios na condução da reunião como, por exemplo, sinalização para ter oportunidade de se manifestar, respeito ao colega que também pede a vez para falar e questões similares;
  • registro do que se produziu e aprovou claramente exposto a todos por tela compartilhada;
  • outros cuidados que possam lembrar para tornar produtiva e legítima a reunião.

Diante do cenário atual do Covid-19, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) por meio de seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), destaca a importância da participação e acompanhamento dos trabalhos de normalização em segurança e vislumbra no uso da tecnologia disponível, já utilizada pela ABNT, oportunidade de aprimoramento e maior flexibilização das reuniões de discussão de normas.

Neste período serão mantidas todas as atividades, ações e projetos de acompanhamento de normas técnicas e processo de normalização, usando, como de praxe, meios eletrônicos.

Para acompanhar, divulgar e participar do processo de normalização do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às agendas dos Comitês e Comissões Especiais da ABNT. Se inscreva também para receber os informativos da CBIC no site www.cbic.org.br.

O acompanhamento de normas técnicas está inserido no projeto ‘Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção’, uma iniciativa da CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – GO
Sinduscon-SE
Sinduscon-JP
Sinduscon-JF
Sinduscon-Teresina
Sinduscon Chapecó
Ademi – PR
Sinduscon-RS
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
SECOVI-PR
Ademi – MA
Sinduscon-Costa de Esmeralda
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea