Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/10/2014

Pesquisa aponta melhora na saúde bucal

"Cbic"
09/10/2014

DCI Online

Pesquisa aponta melhora na saúde bucal

– Os cuidados com a saúde bucal foram tema da mais recente pesquisa realizada pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP). O estudo atingiu 560 trabalhadores de sete canteiros de obras da cidade.

 A pesquisa foi feita durante uma ação que atingiu 560 trabalhadores de sete diferentes canteiros de obras da cidade de São Paulo. Entre os resultados, constatou-se que a maioria dos participantes tem qualidade de higiene oral regular, contabilizando 58,05%. A porcentagem considerada boa ficou à frente da ruim, com 23,15% contra 18,8%.

 "Esse público apresenta problemas bucais relevantes, que podem culminar em urgências odontológicas que impactam na qualidade de vida, na produtividade e, eventualmente, causam absenteísmo. Em alguns casos, chegam até a comprometer os relacionamentos sociais", explicou gerente de odontologia do Seconci-SP, Jefferson Podestá Brandão. "Vale a pena ressaltar, porém, que esse quadro já apresenta uma evolução em relação à situação de alguns anos atrás", completou.

 As avaliações clínicas tiveram como meta identificar os problemas que prejudicam a boca dos trabalhadores da construção civil. Os participantes da pesquisa apresentaram uma média de 2,6 dentes cariados, menos de um dente (0,55) com necessidade de extração, 4,75 dentes ausentes e 3,65 obturados. Mais da metade da amostra (52,05%) tinha necessidade de prótese dentária, sendo que essa proporção chega a 100% do total naqueles com idade superior a 59 anos. Do total da amostra utilizada, 96,2% são do sexo masculino e dois terços visitaram o dentista nos dois últimos anos. /Agências

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-GO
Sinduscon-Vale do Itapocu
SECONCI BRASIL
Sinduscon-RR
Sinduscon-ES
Sinduscon-RN
Sicepot-RS
Sinduscon-AL
Sinduscon-TO
Ademi – PR
Sinduscon-MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea