Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/09/2014

Pequenas e médias empresas são parceiras em programa

"Cbic"
30/09/2014

Jornal do Commercio RJ

Pequenas e médias empresas são parceiras em programa

Diversas empresas do Estado do Ceará firmaram parcerias com o Programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário. As empresas, de pequeno e médio porte, atuam em diferentes segmentos como supermercados, cosméticos, produtos elétricos, contabilidade, construção civil, entre outros, oferecendo oportunidades de reinserção no mercado de trabalho e reduzindo, por consequência, os índices de reincidência no crime.

As empresas são parceiras do Programa de Reinserção Social de Cumpridores de Penas do qual faz parte o Núcleo de Reinserção Social (NURE), uma iniciativa da Vara de Execução de Penas Alternativas e Habeas Corpus do Poder Judiciário do Estado do Ceará, sob o comando da juíza Maria das Graças Almeida de Quental, que, em parceria com o Programa Começar de Novo, promove ações para a qualificação profissional e empregabifidade dos presidiários.

O projeto atendeu, nos anos de 2013 e 2014, o total de 584 cumpridores de penas encaminhados para o mercado de trabalho, além de proporcionar cursos profissionalizantes para 373 presidiários em áreas como informática, cabeleireiro e beleza, administração, culinária, mecânica de automóveis, confecção e calçados, metalurgia, mineração, construção civil, entre outras.

Uma das empresas parceiras é a Romazzi, de médio porte do segmento de materiais elétricos, que há pouco mais de um ano mantém um núcleo de 11 detentos que trabalham para a empresa no projeto Fábrica Escola, que tem como objetivo a reinserção social de detentos e egressos do sistema carcerário, em Fortaleza, e recebeu, em agosto de 2013, o selo Começar de Novo do CNJ.

De acordo com Lara Siebra Pinheiro, coordenadora de Recursos Humanos da Romazzi, a empresa oferece treinamento para os internos, que atuam na montagem de materiais elétricos semiacabados, realizado por um funcionário que foi contratado após fazer parte do projeto e terminar de cumprir sua pena. "Quando vemos que uma pessoa foi recuperada e deu outra destinação à sua vida, ficamos muito gratos, sentimos que a empresa está cumprindo a sua contribuição social", diz Lara.

Os internos que trabalham no núcleo da Romazzi têm uma meta de produção diária de 10 quilos em peças eletrônicas, que são encaminhadas para a empresa, situada no polo industrial de Maracanaú/CE, para acabamento final e embalagem. Eles recebem um salário pago pela empresa, e o projeto Fábrica Escola custeia o transporte e a alimentação. De acordo com Lara, há muita ansiedade e vontade deles em ingressar na empresa após o cumprimento da pena.

Egressos

Em julho do ano passado, o Programa de Reinserção Social de Cumpridores de Penas da Vara de Execução de Penas Alternativas e Habeas Corpus do Poder Judiciário do Estado do Ceará, também promoveu a contratação de ex-presidiários para trabalhar na reforma da Arena Castelão, estádio de Fortaleza/CE que sediou jogos da Copa do Mundo de 2014.

Na equipe de 5 mil operários que entregou em janeiro de 2013 a principal arena esportiva do estado, 24 eram exdetentos. A instituição responsável por recrutá-los foi o Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT), organização social sem fins lucrativos contratada pelo governo do estado por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. A iniciativa valeu o Selo Começar de Novo, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). (Com informações da Agência CNJ de Notícias)



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SE
Sinduscon-AP
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-Joinville
APEOP-PR
Ademi – ES
Ademi – PE
Sinduscon-RR
ASSECOB
ASBRACO
Sinduscon-RS
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea