Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/02/2012

Paulistano abandona consumo e cria laboratório em busca de alternativas sustentáveis

"Cbic"
13/02/2012 :: Edição 268

 

G1 – Globo/BR 11/02/2012
 

Paulistano abandona consumo e cria laboratório em busca de alternativas sustentáveis

A ideia é fazer com que uma casa comum possa se tornar auto-suficiente. Nela, uma parte da água vem da captação das chuvas, o esgoto é tratado e reaproveitado como adubo, o lixo vira material de construção.
 Será possível pensar em um novo mundo, mais natural, mais simples, mesmo estando na maior metrópole do país? Parece difícil, mas acredite: já tem gente em São Paulo tentando fazer isso.
 O sol brilha no céu da capital paulista. Além do forte calor, o astro rei trouxe muitas preocupações para Tomas Ahau. Para ele, o planeta não vai acabar. O que pode ter fim é a energia elétrica. Ele teme um apagão planetário em conseqüência das chamadas tempestades solares. O medo fez Tomas largar velhos hábitos. E sem sair da cidade grande, ele começou a mudar o estilo de vida. Você pode criar um estilo de vida que cria um impacto positivo, afirma.
 Tomas abandonou o consumo desenfreado e passou a pesquisar alternativas de sustentabilidade. É como se fosse uma saúde preventiva do planeta. Vamos mudar os hábitos para que a gente não tenha uma doença maior no futuro, declara.
 Foi assim que esse paulistano de 42 anos transformou uma casa em uma espécie de laboratório-escola de soluções sustentáveis para centros urbanos. A ideia é tentar fazer com que uma casa comum possa se tornar auto-suficiente. Nela, uma parte da água vem da captação das chuvas, o esgoto é tratado e reaproveitado como adubo, o lixo vira material de construção. Pedaços de ladrilhos e garrafas estão na parede juntos com os tijolos. A horta se espalha pelo telhado.
 Um telhado verde, hoje em dia, tem varias funções. Ele pode servir tanto para você absorver água, você já filtra essa água, a partir da Terra que está ali. Ele também abaixa a temperatura do ambiente, explica Tomas.
 A preservação do nosso mundo, na opinião de Tomas, passa pela transformação no sistema de consumo das grandes cidades. A gente vem se preparando para fazer mudança consciente, de você sair de algo que você gasta muita energia, consome muito, para algo que você pensa muito antes de consumir, produzir e procura aplicar no dia a dia uma filosofia responsabilidade, explica. 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale do Piranga
ASBRACO
Sinduscon-BA
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Ademi – RJ
Sinduscon-BNU
Sinduscon-PR
Sinduscon-AC
SECOVI-GO
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-PA
Sinduscon-Norte/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea