Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/08/2019

Parceria garante imunização contra o sarampo na construção civil

Diante do recente surto de sarampo em vários estados do país, a conscientização sobre a importância da vacinação torna-se indispensável. Há mais de 20 anos o setor da construção civil do Rio de Janeiro, por meio do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio),  fechou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para imunizar os trabalhadores do setor no Rio contra inúmeras enfermidades, como:

  • Hepatite B
  • Febre amarela
  • Difteria
  • Tétano
  • Sarampo
  • Caxumba
  • Rubéola

Desde 1997 já foram aplicadas mais de 500 mil doses em um dos públicos de dificílima adesão: o homem na idade produtiva. A intenção é somar forças junto ao Governo Federal para ajudar a baixar os índices de contágio e de surgimentos de novos episódios.

Diariamente, o Seconci-Rio coloca uma equipe de vacinação nos canteiros de obras da região metropolitana do RJ para fazer as aplicações e verificar as carteiras de vacinação dos operários, contribuindo para a mitigação dos casos de propagação do vírus.

Mais de 162 mil empregados da construção civil do Rio se beneficiaram desse procedimento em seus locais de trabalho.

Além disso, o Seconci-Rio também recebe em sua sede todos os trabalhadores da construção civil que quiserem se imunizar contra as mais diversas doenças. Não é preciso agendamento, apenas comparecer ao local com carteira de trabalho e contra-cheque, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

Introduzida no Brasil na década de 60, a vacina é o único meio de prevenção para a doença, que não possui tratamento e é contagiosa, transmitida por tosse, espirro, e tem como principais sintomas febre alta, coriza e olhos irritados. O sarampo em adultos pode trazer consequências graves, como pneumonia, diarréia, otite aguda (infecção no ouvido), encefalite (inflamações agudas do cérebro), podendo até mesmo provocar a morte.

 

(Com informações do O São Gonçalo)

(Foto: Divulgação)

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AL
SINDUSCON – SUL
Sicepot-RS
ASEOPP
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-GO
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-CE
Sinduscon-RIO
Sinduscon-Costa de Esmeralda
ADIT Brasil
Sinduscon-PLA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea