Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/11/2012

Para indústria, desoneração da folha deve puxar a produção

"Cbic"
23/11/2012

O Estado de S. Paulo/BR
 

Para indústria, desoneração da folha deve puxar a produção

Pesquisa da CNI mostra, no entanto, que não há consenso sobre a melhor base tributária para o recolhimento do INSS.
 Ayr Alisld / Brasília. 
 Executivos da indústria acreditam que a desoneração da folha de pagamentos contribuirá para a retomada do crescimento econômico, mas o setor está dividido sobre qual a melhor base tributária para recolher a contribuição que as empresas precisam fazer para a Previdência Social. Pesquisa elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada ontem, mostra que 68% dos executivos do setor acreditam que a decisão tomada pelo governo de trocar o imposto sobre a folha de salários pelo recolhimento de um tributo que incide sobre o faturamento das empresas pode atingir o objetivo traçado pelo Palácio do Planalto de recuperar a atividade.
 O levantamento apontou que 48% das indústrias dos segmentos de transformação e extração incluídas no novo regime de recolhimento da contribuição ao INSS entendem que a medida é positiva ou muito positiva. A redução no valor da contribuição foi considerada por 83% das empresas como melhor benefício gerado pela medida.
 Mas a satisfação não envolve todos. Entre as empresas contempladas pelo novo sistema, 18% responderam que, se pudessem, deixariam o novo regime de contribuição. Entre as empresas que ainda não estão incluídas, 39% disseram que gostariam de ser contempladas.
 Divisão.  A pesquisa revela que não há maioria expressiva sobre qual a melhor base tributária para o recolhimento do INSS. Segundo o levantamento, 32% das indústrias preferem o faturamento, como estabelecido pela equipe econômica para os setores beneficiados com a medida. Mas 24% dos entrevistados defendem a manutenção da cobrança sobre a folha de pagamento, enquanto outros 2o%apontam a incidência sobre o lucro como a melhor base tributária para a contribuição previdenciária.
 "Não há preferência clara sobre o tipo de contribuição preferida", diz o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco. A pesquisa foi feita a partir de consultas a 1.790 indústrias, sendo 643 pequenas, 683 médias e 464 grandes. As informações foram coletadas entre 1° e 11 de outubro.
 A sondagem da CNI revela que pouco mais da metade (55%) das empresas do setor de construção, que não foram contempladas com a possibilidade de desoneração da folha de pagamentos, gostariam de aderir ao sistema. Mas assim como ocorre na indústria de transformação e extrativa, na construção também há divergência. O estudo mostra que 29% das empresas do segmento preferem o faturamento como base tributária da contribuição patronal, mas outros 27% acham melhor a incidência na folha de pagamentos.
 Segundo Luis Fernando Melo, economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, a desoneração da folha seria uma medida importante para o setor por causa do uso intensivo de trabalho. A queda no valor da contribuição paga à Previdência seria o principal benefício para essas empresas, segundo 39% das delas que apoiam a extensão do benefício para a construção.





"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-SP
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Ademi – GO
Sinduscon-AL
Sinduscon-JP
Sinduscon-RR
Sinduscon-SF
ADIT Brasil
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-JF
ASBRACO
Ademi – MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea