Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/08/2012

ONU divulga estudo sobre a situação das populações nas principais cidades da América Latina e do Caribe

Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a América Latina, divulgado ontem, dia 21, traz uma avaliação sobre a situação das populações que vivem nas principais cidades do continente.

Intitulado Estado das cidades da América Latina e do Caribe – 2012, do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o estudo mostra, entre outros, que o Brasil, apesar do avanço na distribuição de renda nos últimos anos, continua como um dos países mais desiguais da América, perdendo somente para países como Guatemala, Honduras e Colômbia.

Em linhas gerais, o documento aborda os seguintes temas: População e Urbanização – desaceleração do crescimento demográfico e urbano, novos padrões migratórios, importância das cidades secundárias, padrão de crescimento urbano; Desenvolvimento econômico e equidade – desempenho econômico e pobreza; cidades, motor econômico e espaço de oportunidades; Espaços públicos e convivência; Serviços básicos urbanos – água e saneamento; resíduos sólidos urbanos; mobilidade no espaço urbano; Meio ambiente e gestão de risco – cidades e seu entorno ambiental; mudanças climáticas; ameaças naturais e gestão de risco, e Governabilidade Urbana – consolidação democrática; descentralização fiscal e administrativa, e novas formas de governança urbana.

Para o economista Marcelo Neri, chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas e cotado para presidir o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), parte desse estudo, no entanto, está defasado.

Segundo ele, o coeficiente de Gini — que mede a concentração de renda — para o país é melhor do que o apresentado na pesquisa. Clique aqui para acessar o documento (em espanhol). http://www.onuhabitat.org/, bem como matéria publicada sobre o assunto e entrevista do economista Marcelo Neri, onde ele comenta o progresso econômico e social da última década e analisa os desafios colocados pela urbanização e pela expansão da classe média no Brasil.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-VT
Sinduscon-RN
Sinduscon-MG
Sinduscon-AC
Sinduscon-SM
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-AP
Sinduscon-Mossoró
Ademi – MA
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-MT
APEMEC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea