Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/04/2012

Obras em Jirau são retomadas; DRT inspeciona canteiro

"Cbic"
09/04/2012 :: Edição 293

 

IstoÉ Dinheiro Online/BR 07/04/2012
 

Obras em Jirau são retomadas; DRT inspeciona canteiro

A Camargo Corrêa, empresa responsável pela construção da usina hidrelétrica Jirau, anunciou que as atividades na obra foram reiniciadas nesta sexta-feira. De acordo com a empresa, os trabalhadores que solicitaram desligamento após atos de vandalismo registrados no canteiro de obras na última terça-feira (3) foram encaminhados às suas cidades de origem. Os locais utilizados em Porto Velho para organizar o embarque dos operários foram desmobilizados.
 Neste sábado, fiscais da Delegacia Regional de Trabalho (DRT) foram até o canteiro de obras inspecionar as condições de segurança e acomodações dos funcionários, conforme determinação judicial, devido à ação impetrada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Os promotores também tentaram impedir na Justiça o reinício das atividades até que todos os alojamentos queimados fossem reconstruídos, mas não conseguiram.
 A segurança na Hidrelétrica Jirau e também na Usina Santo Antônio, que estão sendo construídas no Rio Madeira, em Rondônia, é garantida por 223 homens da Força Nacional de Segurança. A maior parte deles chegou ao estado depois que 36 dos 57 alojamentos localizados à margem esquerda do Rio Madeira foram queimados por um grupo de vândalos que não concordou com a decisão de voltar ao trabalho após a concessão de reajuste salarial que variou entre 5% e 7%.
 Os funcionários da Usina Jirau tinham entrado em greve no último dia 9 de março sem nem ao menos apresentar uma pauta de reivindicações. Depois, exigiram um aumento de 30% no salário para encerrar a paralisação. Após diversas rodadas de negociações intermediadas pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) decidiram retomar as atividades na última segunda-feira (2), mas no dia seguinte foi ateado fogo nos alojamentos.
 Devido aos atos de depredação, 11 pessoas foram presas. A polícia ainda investiga o caso. Em março de 2011 houve um caso semelhante na Usina Jirau, quando alojamentos também foram queimados por um grupo de trabalhadores, caso que não é tratado como greve pela Polícia de Rondônia, e sim como uma ação de vandalismo.
 As usinas do Rio Madeira São consideradas prioritárias para o desenvolvimento do País e estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Juntas, terão capacidade para gerar até 6,6 mil megawatts (MW).

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale do Piranga
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon Chapecó
Aconvap
ADIT Brasil
Sinduscon-BC
Sinduscon-AM
Sinduscon – CO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea