Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/11/2019

‘O Futuro da Minha Cidade’ será tema de painel no Conecti CBIC 2019

Disseminar soluções interessantes e viáveis relacionadas à governança compartilhada é o que já vem ocorrendo em cidades como Brasília, Goiânia e Manaus, que colocaram em prática o projeto “O Futuro da Minha Cidade”. Com esse foco, o Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti CBIC 2019) vai apresentar um painel sobre o tema, no dia 22 de novembro. Confira a programação completa.

O ex-prefeito de Maringá e consultor de sustentabilidade Silvio Barros será um dos palestrantes, junto com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), Paulo Muniz.  

programa, já presente em 28 cidades do país, visa transformar os cidadãos em protagonistas no planejamento econômico e sustentável do futuro das suas cidades a curto, médio e longo prazos. “O objetivo é mobilizar e sensibilizar a sociedade para que ela tome decisões hoje, assegurando o futuro que ela vai querer ter, criando mecanismos de governança colaborativa”, explica Silvio Barros. 

Barros reforça a importância do programa com a aproximação das eleições municipais em 2020. “Uma das contribuições importantes do programa seria a sociedade se organizar e apresentar sugestões do que ela gostaria que fosse feito na sua cidade, para ter uma cidade diferente, um futuro melhor, mas que precisará de ações, nos próximos quatro anos. E essas contribuições seriam apresentadas a todos os candidatos a prefeitoEsse pensamento de planejamento estratégico para o futuro, independentemente de ser ou não aproveitado pelos candidatos, é um exercício muito saudável para qualquer comunidade”, detalha. 

Barros acredita na necessidade de um protagonismo por parte da comunidade, independente do estado, na participação mais ativa no futuro da cidade, criando soluções para a sustentabilidade urbana, mas de modo a atender as especificidades locais.

A CBIC [Câmara Brasileira da Indústria da Construção] está reformulando o programa e fazendo um tutorial em vídeo, para que os sindicatos da construção e associações do mercado imobiliário, onde quer que estejam, possam, usando este material, fazer o trabalho de mobilização. Esse é um novo formato para que ele possa ter mais capilaridade e presença no país inteiro”, afirma. 

Para o consultor, Brasília é um bom exemplo de cidade que já está utilizando as diretrizes do programa. “A presença do governador Ibaneis Rocha e de Paulo Muniz no painel são um testemunho de como a parceria pode e está dando certo”, diz.

Conecti CBIC 2019 é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon PR/Noroeste), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). 

Faça já sua inscrição. O prazo acaba no dia 15 de novembro. Trata-se de uma grande oportunidade de trocar informações sobre tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social do País.

O tema do painel tem interface com o projeto O Futuro da Minha Cidade, uma iniciativa desenvolvida desde 2012 pela CBIC — por meio da Comissão de Meio Ambiente (CMA) —, com a correalização do Sesi Nacional. O objetivo é mobilizar a sociedade civil para participar ativamente na gestão das cidades e no desenvolvimento de alternativas para a sustentabilidade urbana.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-SP
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon – CO
SINDICIG
SECOVI-SP
Sinduscon – Norte
APEMEC
Sinduscon-MG
Ademi – ES
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Abrainc
Ademi – AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea