Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/05/2010

Norma sobre desempenho em edifícios habitacionais

A CBIC solicita às entidades associadas que encaminhem à assessora técnica da câmara, Geórgia Grace, posicionamento sobre a Norma de Desempenho da ABNT – NBR 15575.

Desde o último dia 12, a norma, que trata do desempenho em edifícios habitacionais de até cinco pavimentos, começou a vigorar.

A adoção da norma atende à tendência mundial de elaboração de normas com a abordagem em desempenho, que estabelece resultados mínimos esperados do comportamento e condições da habitação ao longo da vida útil de projeto.

Com a mudança, a ABNT também visa estimular a inovação tecnológica e a sustentabilidade no mercado da construção, reforçando o objetivo prioritário que é atender às necessidades de conforto e segurança do morador.

A referida norma contempla pontos como vida útil mínima para a estrutura, pisos, paredes, cobertura e sistemas hidrossanitários, bem como necessidades de desempenho térmico, acústico, lumínico, durabilidade e segurança.

Critérios de desempenho, como análise crítica de projetos, ensaios laboratoriais e inspeções, podem ser avaliados de várias formas.

Além disso, a nova regra esclarece o papel de cada agente para a obtenção do desempenho da habitação ao longo de sua vida útil, ou seja, projetistas, incorporadores, construtores, fabricantes de materiais e sistemas construtivos.

Os próprios usuários, que deverão seguir orientações de manutenção, são co-responsáveis pela durabilidade da moradia. A CBIC vai criar um grupo de trabalho para avaliar o impacto da competitividade e sua obrigatoriedade no setor.
 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon PR – Noroete
SECONCI BRASIL
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-Porto Velho
Ademi – RJ
Sinduscon – Vale
Sinduscon-SP
Sinduscon-RN
Sinduscon-Costa de Esmeralda
ASEOPP
Sinduscon-BNU
Sinduscon-Oeste/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea