Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/08/2011

Ministério das Cidades divulga diagnóstico dos serviços de água e esgotos do país

Estão à disposição dos interessados, no site do Ministério das Cidades, a 15ª edição do Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos e a 8ª edição do Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, ambos baseados nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2009).

Composto por serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos, as informações do SNIS são fornecidas por prestadores de serviços e abrangem aspectos operacionais, administrativos, econômico-financeiros, contábeis e qualidade dos serviços.

A referência para o diagnóstico foi o abastecimento de água em 4.891 municípios e esgotamento sanitário em 2.409 municípios, que correspondem a 97,2% e 81,5%, respectivamente, da população urbana do país.

De acordo com o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos, em relação à água, o crescimento registrado entre 2008 e 2009 foi de 1,6 milhões de ligações, 16,6 mil quilômetros de redes em todo país e o aumento de 215 milhões de metros cúbicos na produção. Já em relação aos sistemas de esgotamento sanitário, houve acréscimo de 1,1 milhão de ligações e 16,5 quilômetros a mais de redes.

O volume de esgoto tratw2ado cresceu para 237 milhões de metros cúbicos. Esses números crescentes sinalizam a redução na poluição no meio ambiente em geral, além de evidenciar a maior atenção nos problemas de saneamento do Brasil.

O documento também apresenta números de geração de emprego e renda no país, além de mostrar uma evolução da eficiência geral do setor. Considerando que a atividade de prestação de serviços de água e esgotos gera também empregos na indústria de materiais e equipamentos, na execução de obras, na prestação de outros serviços de engenharia e nas áreas de projetos e consultoria, a quantidade de trabalhadores envolvidos na elaboração do SNIS 2009 é de 607,5 mil empregados. 

Clique aqui para acessá-los.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale do Piranga
ASBRACO
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon – Vale
ASSECOB
Sinduscon-CE
SECOVI- PB
Sinduscon-Oeste/PR
SECOVI-GO
Sinduscon-AL
Sinduscon-BNU
Sinduscon – Grande Florianópolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea