Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/08/2017

#minhasescolhasmeupaís: Dia Nacional da Construção Social mais uma vez cumpre sua meta e beneficia trabalhadores e familiares da indústria da construção

Em 11 anos, a ação de responsabilidade do setor já prestou 3,9 milhões de atendimentos com 788.225 pessoas atendidas

Mais de 240 mil atendimentos gratuitos a trabalhadores e familiares do setor da construção de 31 localidades de 19 estados do país. Esse foi o resultado alcançado no último sábado (19/08) durante a 11ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Neste ano, mais de 59 mil pessoas foram beneficiadas com serviços nas áreas de saúde, educação, lazer e cidadania, além de atividades recreativas, esportivas e culturais. Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o resultado foi possível em função do apoio das entidades associadas, dos 1.107 parceiros (empresas e instituições) e dos 6.007 voluntários, que aderiram à campanha #MinhasEscolhasMeuPaís, numa grande corrente que mostrou que nossas escolhas constroem o Brasil.

Promovido nacionalmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), com apoio especial do Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci Brasil), os resultados da mais importante ação de responsabilidade social do setor da construção surpreendem. Em 11 anos, o DNCS já prestou 3.920.630 atendimentos a 788.225 pessoas

“O Dia Nacional é um momento de festa, de congraçamento entre trabalhadores, seus familiares, e os empresários. Fortalece a união do setor e aproxima seus integrantes. É disso que o Brasil precisa e é nisso que o setor tem trabalhado” destaca Martins. A ação social também facilita o acesso a direitos essenciais. Em um mesmo dia e local, os participantes do DNCS podem ter documentos emitidos, receber atendimento médico e odontológico e participar de atividades educativas, ações recreativas e esportivas de forma gratuita.

#MinhasEscolhasMeuPaís

Ao escolher o tema da campanha deste ano, “a indústria da construção assumiu o papel na defesa de valores e princípios éticos capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana, mais sustentável”, reforça a presidente do Fasc/CBIC, Ana Claudia Gomes. A ação social buscou “conscientizar o trabalhador da indústria de que suas escolhas impactam diretamente a sociedade e o futuro do país”, menciona.

Em nível local, o Dia Nacional da Construção Social conta com o apoio dos Sindicatos das Indústrias da Construção (Sinduscons) e das unidades do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconcis). Neste ano, as cidades que prestaram o maior número de serviços foram Fortaleza (CE), totalizando 22.090 atendimentos a 2.126 pessoas; Belém (PA) 17.601 atendimentos a 5.110 pessoas e Manaus (AM) 13.699 a 6.850 pessoas. A região Sul, que contou com a adesão de 11 localidades foi a que realizou o maior número de atendimentos (81.979), seguida pela regiões Nordeste (71.406 atendimentos); Norte (46.070 atendimentos); Sudeste (21.412 atendimentos) e Centro Oeste (20.061 atendimentos).  Confira a seguir o resultado final do evento nas 31 localidades.

Dia Nacional da Construção movimenta o Brasil

Saiba o que aconteceu em algumas das localidades

Belém lidera o ranking de atendimentos do DNCS 2017 na Região Norte

Com os 17.601 atendimentos, o DNCS Belém bateu seu recorde na 3º edição, sendo o primeiro do ranking da Região Norte e o quinto no País na programação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Sesi Nacional, denominada Dia Nacional da Construção Social (DNCS), que chegou à 11ª edição e pela terceira vez no Estado.

“O DNCS é o dia em que nós podemos discutir temas de altíssima relevância, como a valorização do trabalhador e da sua família. A adesão dos parceiros é cada vez mais forte e o número de inscritos cada vez maior, o que demonstra que tudo o que estamos levando para o trabalhador é de confiança. Com o diálogo, temos certeza de que ao dar as mãos chegaremos longe”, declarou o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho.

Durante o DNCS de Belém, a população local teve acesso a ações de lazer, cidadania, educação, vacinas, exames e consultas de saúde, emissão de documentos e serviços de recadastramento biométrico e atualização do título de eleitor, além de diversos sorteios e premiações de bicicletas e celulares.

Os serviços de cidadania e a assessoria jurídica foram os mais procurados, com 11.862 atendimentos. Na área da saúde, foram realizados 2.203 atendimentos. Cuidados de beleza e lazer alcançaram 2.955 atendimentos. Houve ainda 581 atendimentos educativos.

O DNCS promoveu o 2º torneio de futebol society em Belém, com 30 times inscritos. Trabalhadores de 19 construtoras participaram, um total de 354 jogadores. O Triunfo, time da construtora Leal Moreira, foi o grande campeão.

A programação também marcou outro número histórico: o alcance de 40 mil atendimentos do nacionalmente premiado Construção Saudável, projeto desenvolvido há seis anos pela Central de Serviços do Sinduscon-PA nos canteiros de obras da Grande Belém.

DNCS de Cascavel atrai 1.911 pessoas

O Dia Nacional da Construção Social de 2017 em Cascavel mais uma vez foi um sucesso. Mais de 1.900 pessoas participaram do evento, realizado no Centro de Convenções e Eventos da cidade: “A promoção desta festa é uma prova de união e da preocupação do segmento com seus colaboradores”, frisou o presidente do Sinduscon-Paraná Oeste, João Luiz Broch.

Em Cascavel, no Paraná, o evento é uma realização do Sinduscon/Paraná-Oeste e do SESI, com apoio de mais de 80 parceiros e patrocinadores.

Destinado ao trabalhador que atua na cadeia produtiva que envolve o canteiro de obras, e seus familiares, o evento contou com atrações como música, dança, apresentações culturais, saúde, cidadania, aventura, competições esportivas, sorteio de brindes outras. Durante a festa, 4.300 refeições foram servidas e 12.284 lanches foram distribuídos aos participantes. Mais de 980 exames foram realizados e muito mais.

Segundo Broch, o tema escolhido para o DNCS 2017 serviu para reflexão e para mostrar a toda a sociedade brasileira que o setor assumiu o papel de protagonista na defesa de valores e princípios éticos que sejam capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana, mais sustentável.

DNCS de Cuiabá foi um grande sucesso de público e atendimentos

Foi um grande sucesso de público a edição 2017 do DNCS de Cuiabá. Os números finais do evento mostram um público presente de 2.812 pessoas e 11.693 atendimentos nos mais de 50 serviços oferecidos nas áreas de lazer, cidadania, educação profissionalizante, saúde, esporte e bem-estar. O forte calor e a baixa umidade do ar foram ingredientes importantes para atrair o público para o Sesipark, local do evento.

“Considerando que o espaço estava com 30% de sua instalação fechada para obras de reforma, proporcionalmente, tivemos um resultado melhor do que o de 2016. Agradecemos o apoio das empresas e entidades parceiras e patrocinadoras, assim como dos 300 voluntários”, destaca o presidente do Sinduscon-MT, Julio Miranda.

O DNCS ofereceu shows artísticos de lambadão, pagode e sertanejo e promoveu o 4º Torneio Construgol de Futebol Soçaite, o 2º Campeonato Juvenil de Tênis de Mesa e o 1º Concurso de Lambadão e Arrocha, sendo este último um grande sucesso. O evento ainda distribuiu gratuitamente picolés, água, crepe, pipoca e algodão doce.

A realização regional do DNCS Cuiabá foi do Sinduscon/MT e do SESI/MT e patrocínio das empresas Alva Construtora, Embracon, CMF Construções, Grupo São Benedito, Conenge Construtora, MRV, Plaenge, Construtora Paiaguás, Concremax, Vanguard e Construtora Lopes. Contou com as seguintes parcerias: CDL, Energisa, Instituto Ação Verde, Barão Megastore, Cozinha Brasil, Rotary Clube, Puríssima, Governo de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, CETEM, Senai/MT, Unic, Instituto Embelleze, Stelmat, Federação Mato-grossense de Tênis de Mesa e 44º BIMtz.

Mais de 20 mil atendimentos em Curitiba no Dia Nacional da Construção Social de 2017

Maior evento de responsabilidade social de iniciativa da indústria da construção civil, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) 2017 realizado no último sábado (19) registrou 2.900 atendimentos em Curitiba, com um total de 491 pessoas atendidas. Um dia de festa para os trabalhadores da construção civil que mesmo sob chuva e frio intenso não se privaram de desfrutar da programação com seus familiares no ginásio do Sesi localizado na CiC (Cidade Industrial de Curitiba).

A 11º edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) 2017 levou a campanha a 31 cidades brasileiras com o tema “Minhas Escolhas, Meu País. “É o dia em que as crianças se distraem e as famílias também entram nas brincadeiras. É praticamente um dia só para a família”, disse o armador Sérgio Carvalho Barroso, da empresa Asseval, que participou pela terceira vez do Dia Nacional da Construção Social 2017.

A programação das atividades foi iniciada a partir das 9h e por volta das 11h30 chegou a reunir cerca de 500 pessoas que durante todo o dia participaram de ações de Saúde e Segurança no Trabalho, gincana, avaliação física, quick massage, um circuito com noções de alimentação saudável e recreação infantil.

Um dos destaques foi o concurso Mascote da Construção, que premiou a melhor caracterização mirim do operário no canteiro de obras.

O presidente do Sinduscon-Paraná, Sérgio Luiz Crema, também enalteceu o significado do tema escolhido da campanha. “A mensagem deste ano é muito significativa- Minhas escolhas, meu País. O que a construção nacional está fazendo agora, junto com a CBIC, está protagonizando uma mudança de paradigma no País. O nosso futuro é o que a gente faz agora, nesse momento”, disse Crema.  Para o dirigente do sindicato do Paraná, a forma de atuação dos empresários da   construção, com um viés de compliance e ética está mudando o paradigma do setor produtivo nacional. “Só seremos bons no futuro se nós mudarmos o presente”.

O evento foi encerrado com um almoço, sorteios de prêmios, sendo três em dinheiro e brindes.

Apesar da chuva, cerca de 2 mil atendimentos foram realizados em Londrina

Cerca de 2 mil atendimentos foram feitos durante o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) de 2017 em Londrina, norte do Paraná. “O tema desta edição – Minhas Escolhas, meu país – é também o tema que o Sinduscon Norte PR vem tratando ao longo do ano por meio de uma série de ações realizadas pelo Projeto Sinduscon Mais Solidário, instituído desde o início desta gestão”, observa o presidente Rodrigo Zacaria. Em Londrina, o DNCS é realizado pelo Sinduscon Norte PR, com apoio do Sintracom e do Seconci Norte PR.

Além dos serviços de saúde, como aferição da pressão, teste de visão, avaliação nutricional e orientações odontológicas, o DNCS de Londrina contou com serviços de beleza, orientações sobre o consumo da água e o uso adequado da rede elétrica. Os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre o corpo humano: ossos, órgãos, fetos em diferentes estágios e animais dissecados foram apresentados pelos alunos do curso de Biologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As crianças ganharam atenção especial dos organizadores. Elas tinham à disposição cama elástica, piscina de bolinhas, tobogã e uma oficina de pipas. A festa contou ainda com sorteio de brindes, apresentações de dança do ventre e uma animada aula de zumba.

Casamento coletivo e concurso de talento musical marcam o DNCS em Maceió

O setor da construção civil de Alagoas deu mais uma importante prova do compromisso social com seus trabalhadores. A 11ª edição do Dia Nacional da Construção Social levou para a unidade do Sesi no bairro da Cambona cerca de 1.500 mil participantes, entre trabalhadores e seus familiares.

Em Maceió foram realizados 5.018 atendimentos e 1.425 pessoas beneficiadas na ação promovida em 31 cidades brasileiras. Cerca de 100 voluntários se envolveram na promoção das atividades de saúde, lazer, cidadania e educação. Na capital alagoana, o evento é uma realização do Sinduscon-AL, Ademi-AL e do Sesi.

“Nos empenhamos para realizar um grande evento para os trabalhadores e seus familiares. Conseguimos atingir o nosso objetivo de oferecer serviços de saúde, lazer e cidadania em um dia que certamente fica marcado para os trabalhadores. Eles aproveitam para curtir com a família o dia também de lazer”, declarou Alfredo Brêda, presidente do Sinduscon-AL.

“É gratificante ser parceiro de um grande evento de responsabilidade social empresarial que atende aos colaboradores de um setor industrial tão importante para a economia alagoana”, declarou Ana Paula Andrade, assessora de Saúde e Segurança na Indústria do Departamento Regional do Sesi.

O ponto alto do DNCS 2017 em Maceió foi o sorteio de brindes, o concurso Talentos da Construção e o Casamento Coletivo, com a oficialização de 35 uniões, no civil. Mary Hellen é filha da servente Renilda Lins. Ela aproveitou o dia para oficializar a união com Flávio Rozendo. “É um casamento com tudo o que tem direito, com maquiagem para as noivas e um lindo bolo. Estou muito feliz em casar neste dia”, afirmou Mary Hellen.

O ajudante de Pedreiro José Luiz Bispo participou do evento ao lado das duas filhas de 3 e 5 anos. Para ele, foi uma oportunidade de proporcionar às crianças um dia de muita diversão. “Elas gostam muito porque brincam, ganham lanche, participam de atividades que no dia a dia elas não encontram. Este dia é muito importante para nós trabalhadores”, afirmou.

Em Manaus, Dia Nacional da Construção atende mais de 6,8 mil pessoas

O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) de 2017 ofereceu mais de 30 serviços gratuitos em Manaus, no último sábado (19). Na edição deste ano, a capital registrou recorde, com 13.699 atendimentos e 6.850 pessoas alcançadas.

Os serviços de Ação Global, como corte de cabelo, lideraram a lista, com 7.705 atendimentos. Em seguida, aparecem os serviços de saúde, com 1 .997 atendimentos. A dona de casa Géssica Viana Holanda, de 35 anos, levou os quatro filhos para receber atendimento médico. Ela também aproveitou os serviços de beleza. “Não é todo dia que a gente tem essa oportunidade. Lá no ‘interior’ tem posto médico, mas o atendimento aqui foi muito melhor”, disse a mulher, que mora na Zona Rural do município de Presidente Figueiredo, a 108 quilômetros de Manaus.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Frank Souza, a grande procura por serviços básicos, como emissão de documentos, será levada em consideração no planejamento da edição de 2018. “Neste ano, aumentamos o número de serviços ofertados, o que gerou uma alta procura. Diante disso, nossa intenção é expandir a quantidade de serviços ofertados por meio das parcerias, que têm sido essenciais para a execução do projeto”, afirma.

Na capital, além do Sinduscon-AM, coordenaram a edição de 2017 o Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (Seconci Manaus), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Amazonas (Ademi-AM) e o Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas).

DNCS é marcado pela emoção em Maringá

Em Maringá, no Paraná, devido à chuva o público não foi o mesmo dos anos anteriores no Dia Nacional da Construção Social (DNCS). “Esperávamos 2000 pessoas e compareceram cerca de 750, mas isso não tirou o brilho do evento, que foi marcado pela emoção”, frisou o presidente do Sinduscon NOR PR, Marcos Mauro Pena Filho.

Em Maringá, o evento é uma realização do Sinduscon-NOR/PR, Seconci-NOR/PR, Sesi, com apoio da Associação Comercial (Acim), A. C. Medeiros Psicologia, Copel, FRT Advogados, Marev, Ortiz Escola de Cabelereiros, Sanepar, secretarias municipais de Trânsito e de Saúde, Senac, e faculdades Unicesumar e Uningá. Estas instituições, por meio de seus colaboradores, realizaram atividades culturais, esportivas, de prevenção a saúde, recreativas, de cidadania, com orientações jurídicas e psicológicas.

Os trabalhadores e familiares saborearam pastéis, cachorrão, pipocas doce e salgada, algodão doce e refrigerantes. Houve apresentação de uma banda e sorteio de brindes doados pelo Sinduscon, Seconci e pelos associados Catamarã, Concretiza, Design, Plaenge, Planalto e Scobin, e pela Coopercard.

Demonstrando a importância do DNCS para o município, o prefeito Ulisses Maia participou da abertura do evento e elogiou a iniciativa e o setor da construção civil.

Dia Nacional da Construção Social: massagem e serviços de saúde são os destaques da edição 2017 de Pelotas

Mais uma vez os serviços de saúde disponibilizados durante o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) em Pelotas, no último sábado, no Parque do Sesi, superaram as metas da organização do evento. Do total de 9 mil atendimentos gratuitos prestados aos 1,4mil presentes, mais da metade foram registrados na área.

Realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai) do Rio Grande do Sul, o evento de Pelotas ocorreu pelo sétimo ano consecutivo no município e contou com mais de 50 parceiros institucionais oferecendo diversos atendimentos e serviços ao público.

A unidade móvel do Sistema Nacional de Empregos (Sine), que confeccionou Carteiras de Trabalho e os técnicos formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ofereceram cortes de cabelos e diversos serviços de beleza e estética registraram a formação de filas. Mas, foram as cadeiras de quick massage, operadas por massoterapeutas profissionais, que fizeram o sucesso na tarde de atividades entre os trabalhadores da construção e seus dependentes. “Uma sessão como esta custa em torno de R$ 90 nas clínicas estéticas e conseguimos ofertar sem custos aos participantes do DNCS por entendermos o quanto o procedimento contribui para a melhoria da postura e autoestima das pessoas”, disse o gerente de Operações Sesi/Senai em Pelotas, Fábio Bernardes.

ATO OFICIAL

A prefeita Paula Mascarenhas e o seu vice, Idemar Bartz participaram da solenidade de abertura e do sorteio de brindes do evento. Ambos destacaram a importância do setor da construção civil para a economia do município na geração de emprego formal e renda. Já o presidente do Sinduscon/Pelotas, Fabiano de Marco lembrou o tema do DNCS de 2017: #MinhasEscolhasMeuPaís. Segundo ele, todos que ali estavam já haviam feito sua escolha. “Aqui, escolhemos o trabalho para a formação de nossa cidadania e nossos valores. É através do trabalho que estamos transformando o nosso município em um local próspero com qualidade de vida e grandes oportunidades a todos”, disse.

QUALIFICAÇÃO

Os parceiros do DNCS aproveitaram a oportunidade para mostrar os cursos de qualificação e formação de mão de obra industrial que estão disponíveis do Sistema Sesi/Senai. Ao visitar a Carreta da Construção Civil, uma unidade móvel montada em um semirreboque que apresenta sala de aula e espaço completo para os ensinamentos práticos de instalações elétricas, o operário Washinton Saint, 57, mostrou interesse em dar prosseguimento aos estudos inscrevendo-se em novos cursos. “Vou fazer minha matrícula no início do ano para me especializar e conquistar novos espaços dentro da empresa em que trabalho”, afirmou.

Uberlândia realizou 4ª edição do Dia Nacional da Construção Social

Aconteceu no dia 19 de agosto, no Sesi Gravatás, em Uberlândia, a 4ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). O evento reuniu cerca de mil pessoas, entre trabalhadores, familiares e parceiros e ofereceu entre outras atividades, uma série de serviços. A maioria dos participantes usufruiu mais de um serviço, resultando num balanço positivo de 2.742 atendimentos. Para o presidente da Sinduscon-TAP, Pedro Spina, o evento visa valorizar os trabalhadores da construção civil e agradecê-los pelo empenho e a participação efetiva deles para o crescimento do setor. “É uma ação que busca o desenvolvimento do profissional, da qualidade de vida deles e da família. Nós os reunimos para um dia de festas, oferecendo muitas atividades de lazer, esportistas, prestação de serviços, e mais que isso, à reflexão, porque o setor tem passado por anos difíceis devido à conjuntura política econômica do país”, disse.

Em Uberlândia, Minas Gerais, o evento é uma realização do Sinduscon-TAP e do Sesi, com apoio do Sinticom-TAP, OAB Minas Gerais, Faculdade do Trabalho, Prefeitura de Uberlândia, Fiemg, Zapi Impermeabilizantes, Natura, Caixa Econômica Federal, Marca Registrada, PDCA Engenharia, CECON Rede de Ensino, IPAC Medicina Diagnosticada, H.G Ferramentas Ltda, ADVEM – Associação Desenvolvendo Vida e Missão, Grupo Teatral Coringa, Cerest Centro de Referência de Saúde do Trabalhador e IT! Refrigerantes.

Rio de Janeiro realiza abertura do Dia Nacional com ato cívico na Praça da Bandeira

Mais de 1.900 pessoas reunidas no Rio de Janeiro na manhã do último sábado (19/08) na 11º edição do Dia Nacional da Construção Social.

Em um ato cívico em defesa da retomada do crescimento e em prol do combate a corrupção no país, o presidente do Sinduscon-Rio, Roberto Kaufman, e o presidente do Seconci-Rio, Jackson da Costa Pereira, realizaram a abertura oficial do Dia Nacional no Rio de Janeiro.

Participaram também da abertura os mestres e encarregados de obra que receberam o diploma do curso de formação profissional realizado em parceria com o Senai-RJ.

Durante o dia foram atendidos mais de 1.900 pessoas e realizados mais de 9.900 atendimentos entre consultas médicas, odontológicas, exames, inscrições em cursos, massagem, atividades educativas, de cultura e lazer. O evento deste ano aconteceu na sede do Seconci-Rio, situado na Praça da Bandeira.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-SP
ADEMI – BA
Sinduscon-MT
Ademi – PE
Sinduscon-PA
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-SM
Sinduscon-RN
Sinduscon-AM
AELO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea