Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/07/2011

''Minha Casa, Minha Vida'' entregará mais de 8 mil casas em SL

"Cbic"
25/07/2011 :: Edição  142

 

O Estado do Maranhão/MA 23/07/2011
 

''Minha Casa, Minha Vida'' entregará mais de 8 mil casas em SL

Mais de 8 mil unidades do programa federal "Minha Casa, Minha Vida" serão sorteadas na próxima quarta-feira (27) pela Caixa Econômica Federal, Governo do Estado e Prefeitura de São Luís. O sorteio acontecerá no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, às 9h. O resultado será divulgado no dia seguinte nos sites das administrações municipal e estadual e nas agências da Caixa.
 Cerca de 300 mil pessoas se inscreveram para participar do sorteio, mas apenas 187 mil cumpriram os critérios preliminares exigidos pelo programa. "A primeira coisa que fizemos foi um filtro por CPF [Cadastro de Pessoa Física]. Quem estava com qualquer irregularidade foi retirado do sorteio", explicou Valdemilson Almeida Nascimento, superintendente Regional da Caixa Econômica Federal no Maranhão.
 Quem participar do sorteio concorrerá a 8.702 unidades de moradia entre casas e apartamentos. As instalações foram divididas em um condomínio em São Luís e mais cinco em São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Os concorrentes, porém, são apenas da capital.
 Os residenciais que terão moradias sorteadas pelo "Minha Casa, Minha Vida" são Ribeiro, com 3 mil unidades, Nova Aurora, com 1.440 unidades, Recanto Verde, com 992 unidades, São José, com 1.207 unidades, Pitangueira, com 864 unidades, e Sítio Natureza, com 1.199 unidades. "Nem todos já tiveram as obras finalizadas", ressaltou Valdemilson Nascimento.
 Ele afirmou ainda que mesmo sem estar presente no dia do sorteio, não há risco de perder a chance de concorrer a um imóvel. "Não temos como receber todo mundo no dia do sorteio. Será muito tumulto. Vamos fazer tudo com transparência e lisura", destacou Valdemilson Nascimento.
 No dia do sorteio, a escolha dos agraciados será feita por ordem classificatória dos contemplados. No momento ,haverá o acompanhamento de representantes dos órgãos fiscalizadores, como Ministério Público, representantes da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado.
 No sorteio, serão reservados 5% dos imóveis para portares de deficiências e necessidades especiais e 5% para famílias em que um é idoso responsável pela moradia atual. Outra critério do Governo Federal, estabelecido com base na Portaria nº 140, são para pessoas remanejadas de áreas de risco definidas pela Defesa Civil ou que mulheres sejam as chefes da família.
 Assim, ficaram definidos dois grupos que preenchem os critérios nacional e municipal: o grupo I, com 75% das habitações para sorteio entre os candidatos que preencherem de quatro a cinco dos critérios estabelecidos; e o grupo II, com 25% das habitações para sorteio entre os candidatos que obtiverem até três critérios.
 Até 2014, serão destinadas 40.340 unidades para sorteio em todo o estado. O programa foi projetado desde 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o objetivo de possibilitar que família de baixa renda possa realizar o sonho da casa própria. Com isso, famílias podem financiar casas e apartamentos com parcelas mínimas de R$ 50,00 mensais. 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-DF
Sinduscon-PA
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
ASEOPP
Sinduscon-AP
Sinduscon-SE
APEOP-SP
Sinduscon-PLA
Ademi – PE
ADIT Brasil
Sinduscon-RIO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea